domingo, 13 de dezembro de 2009

Vaga de Frio Vai Assolar Portugal

As temperaturas vão baixar e o frio intenso vai fazer-se sentir em Portugal continental. Só na próxima quarta-feira os termómetros deverão registar temperaturas mais amenas. Em contrapartida tempo vai estar seco e céu pouco nublado ou limpo.
O Instituto Nacional de Meteorologia prevê para a madrugada da próxima segunda-feira que o mercúrio desça a valores negativos em todo o interior das regiões centro e norte do país. Mas não se pense que o frio vai ficar por aí. Também nos distritos de Évora e Beja, os termómetros deverão registar valores negativos.

Como recomendações especiais, o Instituto aconselha as camadas mais débeis da população, idosos, crianças e doentes a que se agasalhem de modo a evitar a onde de frio que se anuncia. Aos condutores também é lançado um aviso para que tomem especiais cuidados na condução sobretudo nas regiões que se encontram mais abrigadas e por isso mais susceptíveis à formação de gelo.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil lançou entretanto, um alerta às populações para um especial cuidado a ter com o aquecimento do lar, de modo a evitar incêndios ou intoxicações, nomeadamente com as lareiras em locais fechados e sem renovação de ar e com os aquecedores devido aos acidentes domésticos.

Bragança e Vila Real serão os distritos mais martirizados já que as temperaturas deverão atingir nos seus valores mais baixos os 5 graus negativos. Mas também certas regiões dos distritos da Guarda e de Braga sentirão muito frio com os termómetros a marcarem os 3 e os 2 graus negativos respectivamente.

Mas se se avizinham nos próximos dias temperaturas muito baixas, é nas temperaturas máximas que as pessoas notarão as maiores diferenças em relação ao habitual.

Lisboa não deverá conseguir mais do que 10 graus como temperatura máxima o que comparando com as temperaturas que se têm feito sentir o seu valor vê-se reduzido praticamente a metade. Évora e Viana do Castelo não ultrapassarão certamente os 6 graus de acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia.

Litoral alentejano e Algarve serão as regiões bafejadas com o melhor tempo em Portugal continental. Os termómetros verão o mercúrio subir acima dos dez graus.

Os efeitos da vaga de frio far-se-ão sentir, ainda de acordo com o INMG, a partir da madrugada desta segunda-feira e manter-se-ão até à próxima quarta-feira. Mas nem tudo é mau já que se prevê que o tempo esteja seco, com o céu a apresentar-se pouco nublado ou limpo.

RTP

Sem comentários:

Enviar um comentário