Segundo a ANPC, o alerta amarelo, segundo de uma escala de quatro, vai ser accionado às 00:00 de quarta-feira nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra, prolongando-se por 24 horas.
A Protecção Civil coloca em alerta azul, o mais baixo de uma escala de quatro, os restantes distritos de Portugal continental.
Os alertas têm como objectivo aumentar a prontidão dos dispositivos de resposta operacional e informar a população sobre medidas de prevenção e precaução, de acordo com a Protecção Civil.
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para os próximos dias a continuação do tempo frio e a ocorrência de chuva nas regiões do sul a partir do final do dia de hoje, precipitação que vai progredir para Norte e que poderá ser temporariamente forte.
Poderá nevar acima dos 400 metros
Segundo o IM, face às baixas temperaturas previstas poderá nevar acima dos 400 metros de altitude. Na região Sul, poderá cair neve nas Serras de Monchique e São Mamede durante a próxima madrugada.
Em comunicado, a Protecção Civil volta a recomendar que seja dada «especial atenção» à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, uma vez que aumenta o perigo de acidentes rodoviários, e aconselha velocidades reduzidas.
A ANPC sugere também, em áreas afectadas por gelo ou neve nas estradas, o transporte na viatura e colocação nos pneus de correntes de neve sempre que as condições de circulação o justificarem.
Os automobilistas devem seguir as indicações da ANPC e «não ignorarem eventuais cortes de estradas ou indicações de vias alternativas».
A Protecção Civil aconselha igualmente o uso de várias camadas de roupa, que não devem ser muito justas, a não realização de actividades físicas intensas e contacto imediato com o 112 (número de emergência) sempre que surgirem sinais de hipotermia.
A quem viajar para áreas onde é habitual a queda de neve ou formação de gelo nas estradas, a ANPC recomenda que se levem «alimentos, água, roupa quente e de cores vivas, depósito de combustível cheio e lanterna».
A Protecção Civil chama ainda a atenção para os cuidados a ter com os aquecimentos em casa, para evitar incêndios ou intoxicações, nomeadamente com as lareiras, em locais fechados e sem renovação de ar, e com os aquecedores.
Sem comentários:
Enviar um comentário