terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Bombeiros do Sul e Sueste – BARREIRO Realizaram Simulacro na FISIPE

Os Bombeiros Voluntários do Sul Sueste (Barreiro) realizaram no passado dia 25 de Novembro, no âmbito do Plano de Emergência Interno da FISIPE, um exercício de simulacro de uma fuga de mistura de monómeros, decorrente de uma avaria numa válvula de purga de um dos tanques do complexo fabril.

O simulacro contou com a presença do Adjunto do CODIS de Setúbal, na qualidade de observador, tendo tido como objectivos testar a operacionalidade da Brigada de Emergência da FISIPE e a resposta dos meios externos – Corpo de Bombeiros do Sul e Sueste.
A FISIPE é uma empresa com uma capacidade anual de produção de fibras sintéticas da ordem das 56 000 toneladas, tendo uma área do perímetro fabril de cerca de 20 ha e um efectivo de 310 colaboradores, enquadrando-se no âmbito da Directiva SEVESO.

O cenário do simulacro foi o seguinte: um operador de campo detectou uma fuga de monómeros (acrilonitrilo e acetato de vinilo) numa válvula de purga do tanque CP 104, dando o alarme para sala de controlo. Depois de accionado o alarme interno, os bombeiros são chamados à ocorrência, chegando ao local em escassos 4 minutos e estabelecendo o dispositivo de combate ao incidente, articulando a sua intervenção com a Brigada de Emergência da empresa.
Aos bombeiros coube fundamentalmente o estabelecimento de cortinas de água para protecção de tanques de matérias-primas e edifícios contíguos ao tanque acidentado, bem como para evitar a produção de nuvens perigosas decorrentes do derrame, tendo para o efeito recorrido ao VTGC01 – veículo equipado com bomba própria e monitores para combate a incêndios e ao VUCI01.

No decurso do exercício de simulacro, foi ainda necessário proceder à evacuação de uma bombeira, a qual foi transportada para a unidade hospitalar pela Equipa de Socorristas com recurso à ABSC01.

O exercício de simulacro envolveu ainda o VCOT01, tendo sido reconhecido o sucesso das operações por todos os participantes e observadores.
Rostos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário