A cerimónia de homologação do contrato decorreu no Salão Nobre do Ministério da Administração Interna, em Lisboa, tendo contado com a presença do Ministro da tutela, Rui Pereira, entre outros representantes do Governo.
Os soldados da paz bombarralenses estiveram representados por Jorge Franca, presidente da direcção, Ricardo Duarte, tesoureiro, Pedro Lourenço, comandante da corporação, e João Silva, funcionário da associação.
Tendo em atenção a importância deste acto para o concelho do Bombarral, presentes nesta cerimónia estiveram também o Presidente e a Vice-presidente da Câmara Municipal, José Manuel Vieira e Joana Patuleia, respectivamente.
No final da cerimónia, Jorge Franca mostrou-se radiante com a assinatura do contrato de financiamento do novo quartel, considerando tratar-se de “um momento muito importante para a comunidade bombarralense em geral, porque a construção desta infra-estrutura vem facilitar o nosso trabalho e consequentemente contribuiu para o bem-estar de toda a população”.
Por sua vez, o presidente da edilidade considerou que esta cerimónia significa “o corolário daquela que é a intenção de todos os bombarralenses, a construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, processo no qual também o Município tem uma forte envolvência, tendo disponibilizado tudo o que tem para dar em prol desta grande causa”.
José Manuel Vieira frisou ainda que “fizemos questão de ter uma forte representação nesta cerimónia, porque este é um momento alto para todos nós, é quase como que um presente de Natal antecipado, e de facto esta é a situação mais positiva desta época natalícia para todos os bombarralenses”.
O novo quartel dos Bombeiros Voluntários do Bombarral terá um investimento de 976.090, 83 Euros, contando com uma comparticipação, no âmbito do QREN, no valor de 683.263,58 Euros. A associação conta ainda com uma verba de 150 mil Euros, disponibilizada pela Câmara Municipal.
A candidatura apresentada pelos Bombeiros do Bombarral foi uma das 51 aprovadas no âmbito do Eixo Prioritário III – Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos Naturais e Tecnológicos do Programa Operacional Temático Valorização do Território do QREN.
As candidaturas admitidas correspondem a um montante total de investimento de 55 milhões de euros, dos quais cerca de 38 milhões de euros são de comparticipação comunitária e 17 milhões de euros de comparticipação nacional.
Destas 51 operações, 37 são construções e requalificações da rede de infra-estruturas, pertencentes a Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e 14 respeitantes à aquisição de equipamento operacional, veículos e à elaboração de planos de emergência no âmbito da Protecção Civil.
Jornal das Caldas
Sem comentários:
Enviar um comentário