quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

José Miguel Medeiros Homenageado

Realizou-se na passada sexta-feira o jantar de reconhecimento e homenagem a José Miguel Medeiros, ex-Governador Civil do Distrito de Leiria e ex-Secretário de Estado da Protecção Civil.

O evento, realizado no Restaurante Aldeia de Sto. Antão, na Batalha, contou com a presença mais de 700 participantes do distrito de Leiria e de todo o país, destacando-se as presenças de políticos como Mário Soares, Alberto Costa, Edite Estrela, José Lamego, Rui Vieira e, ao nível local, da maioria dos presidentes de Câmara do distrito de todos os quadrantes políticos, para além de diversos colegas de parlamento como Osvaldo Castro, Odete João e Jorge Gonçalves. Feliciano Barreiras Duarte, ex-governante e ex-presidente da Distrital de Leiria do PSD, adversário de José Medeiros, enviou uma extensa e significativa mensagem, exaltando os combates que travaram entre si, no parlamento e nos órgãos de comunicação regionais e nacionais, na liderança dos respectivos partidos e em prol da região.

Destaque-se ainda a presença dos presidentes da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, e da Associação Nacional dos Bombeiros Voluntários, Paulo de Jesus.

Muitos dirigentes e colaboradores de José Miguel Medeiros, desde o Governo Civil de Leiria, aos serviços desconcentrados, passando por vários altos dirigentes do Ministério da Administração Interna quiseram testemunhar pessoalmente o seu apreço ao homenageado, marcando presença ou enviando mensagens.

Figuras de relevo da vida pública, política, cultural e empresarial do distrito, como Tomás Oliveira Dias, Ribeiro Vieira, Henrique Pinto, Júlio Henriques, Cândido Ferreira, Rodrigues Marques, António Soares, Carlos Mota, Manuel Costa, Eduardo Jordão, João Lázaro, Anabela Graça, Joaquim Ruivo, Acácio de Sousa, Raul Castro, António José Laranjeira, Mário Diogo, Luciano de Almeida, Emília Pinto, Carlos André, José Manuel Carrilho, entre outros.

Mais de 50 personalidades de todos os sectores da vida pública portuguesa, impossibilitados de estar presentes, associaram-se ao acto, enviando mensagens escritas. Foi o caso de governantes como José Junqueiro e Laurentino Dias, do eurodeputado Capoulas Santos, do presidente da AMI, Fernando Nobre, e da campeã olímpica Rosa Mota.

Durante o jantar, foram muitas as personalidades que usaram da palavra para referir e exaltar as qualidades de José Miguel Medeiros, ao nível humano, técnico e político.

Júlio Henriques, ex-Governador Civil, em nome dos organizadores e na qualidade de amigo pessoal e político, explicou as razões daquela que considerou “uma justíssima homenagem” e as razões da sua realização nesta altura, referindo que “não se trata de nenhuma despedida mas sim de um incentivo e estímulo para que José Medeiros continue na vida política com o mesmo entusiasmo e empenho com o que fez até hoje”.

Henrique Pinto, presidente do Orfeão de Leiria, falou em nome do associativismo da região, exaltando o dinamismo e a capacidade de entender o movimento associativo reveladas pelo homenageado.

Rui Rocha, presidente da Câmara Municipal de Ansião (PSD), terra do homenageado, começou por agradecer a homenagem a este ilustre ansianense, que foi seu professor e adversário político. Referiu que a Câmara de Ansião, já este ano, em Maio, homenageou José Medeiros com a Medalha de Ouro do concelho.

Alberto Costa, ex-Ministro da Administração Interna com António Guterres e da Justiça no anterior governo, afirmou conhecer José Medeiros desde 1996 e apontou “estarmos em presença de um caso raro em que um político consegue ter afirmação nacional, sem perder a sua afirmação regional e local”, tendo apelado para que continuasse os combates políticos no distrito e pelo distrito na linha do que tem feito até hoje, porque “constitui uma enorme mais-valia para Leiria”.

Antes do homenageado, usou da palavra Mário Soares. Naquela que foi uma intervenção muito aguardada, começou por saudar o homenageado e por dizer que um jantar com aquele número de presenças era algo que falava por si.

É um político de grande envergadura, que tem servido a região e o país ao mais alto nível, e o seu percurso tem sido exemplar pela seriedade, pelo rigor, pela ética e pela capacidade governativa e parlamentar evidenciadas nas diferentes tarefas que tem desempenhado”, manifestou.

Referiu mesmo que, “ao contrário de outros, José Medeiros não está na política por dinheiro ou interesses”.

O homenageado, emocionado, subiu ao palco para agradecer, sublinhando, numa frase muito aplaudida, que “na política, como em toda a vida cívica, é fundamental actuar com a convicção de que estamos para servir e nunca, mesmo nunca, para nos servirmos”.

Em jeito de brincadeira, afirmou que não estava ali a pedir votos nem dinheiro para as colectividades da região. Apenas para agradecer a todos, inclusive aos adversários políticos.

Apelou também aos jornalistas que ajudassem a valorizar aquela que considerou ser “a mais nobre das actividades públicas”. Disse ser preciso “travar o descrédito e, sobretudo, impedir que as futuras gerações se afastem e rejeitem a política”.

José Medeiros afirmou continuar a sentir um forte apelo da vida política e que está para ficar no plano local, regional e nacional.

Jornal ads Caldas / Francisco Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário