quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Protecção Civil Alerta Para Vento Forte Durante a Noite

A Protecção Civil alerta para vento forte durante a noite desta quarta-feira e mantém o Algarve em alerta laranja. A EDP prevê novos cortes de energia e a Protecção Civil fez uma recomendação ao Instituto de Estradas devido às previsões de mau tempo.

Espera-se vento muito forte nas próximas horas, que nas terras altas deverá atingir os 120 quilómetros por hora, alerta a Protecção Civil, adiantando que o tempo vai estar particularmente mau na região Algarve, com muita chuva.

O comandante Gil Martins disse que a situação que ocorreu na região Oeste foi «pontual», com rajadas de vento «superiores a 140 quilómetros».

Segundo aquele responsável, o mau tempo vai fazer-se sentir durante esta noite, com chuva e vento em todo o território.

A Protecção Civil tem todo o dispositivo operacional em alerta, depois de na última noite ter destinado para o terreno 3939 homens para socorrer 1048 ocorrências em todo o país.

Na sessão de esclarecimentos da Protecção Civil, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, chamou a atenção para a necessidade de proteger vidas humanas e recomendou aos cidadãos que se mantenham em casa durante este período de mau tempo.

A Protecção Civil informou que vai fazer uma recomendação ao Instituto de Estradas no sentido de consolidar a sinalização de trânsito, o que poderá evitar acidentes.

A EDP, que também esteve representada na sessão de esclarecimentos, disse que 50 mil pessoas ficaram sem iluminação eléctrica, especialmente na região Oeste, mas a situação foi reposta na maioria dos casos.

Ao início da noite, estavam ainda sem luz 40 mil pessoas na zona Oeste e dez mil na Sertã.

A EDP prevê ainda novas avarias eléctricas para quarta-feira, devido ao mau tempo.


Gil Martins (CONAC) Artur Lourenço (director-coordenador da REN/EDP)

Sem comentários:

Enviar um comentário