terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Quartel dos Bombeiros DE ANGRA Obras de Ampliação Arrancam em Janeiro

Depois de ter estado suspenso, por via de uma providência cautelar interposta por uma empresa concorrente, o concurso para a ampliação do edifício sede dos Bombeiros de Angra do Heroísmo foi finalmente adjudicado.
A direcção garante que a obra, orçada em cerca de 3 milhões de euros, arranca já em Janeiro e tem um prazo de execução previsto de 12 meses.

A remodelação e ampliação do quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo vai arrancar já no próximo mês.
A garantia foi dada ao jornal “a União” pelo presidente da direcção, José Gaspar, que explicou ter sido adjudicada a obra, na passada sexta-feira, à empresa Somague, a mesma empresa que inicialmente viu suspensa a sua proposta por via de uma providência cautelar interposta pela empresa Meneses e McFadden.
Resolvida esta questão, os procedimentos concursais seguem agora, afirmou o responsável, os trâmites legais normais.
Os atrasos derivados da suspensão do concurso afectaram o investimento em somente “três meses”, afirmou.
José Gaspar assegurou que a obra vai arrancar no mês de Janeiro e que a mesma tem um prazo de execução previsto de 12 meses.
Com uma dotação financeira de 2 milhões e 900 mil euros, “o novo quartel deverá ficar pronto em Janeiro/Fevereiro de 2011”, contou ao nosso jornal.

Tráfego assegurado
Questionado sobre o impacto da obra na operação regular da corporação e no tráfego rodoviário naquele importante acesso à cidade de Angra do Heroísmo, o presidente da direcção da associação refere que “tudo foi acautelado”: “fizemos várias assembleias-gerais onde se discutiram estes assuntos. A obra não vai impedir o trânsito”.
A intervenção será feita por fases e terá atenção ao enquadramento arquitectónico em que se envolve, explicou ainda.
Trata-se de um investimento há muito aguardado pela corporação, dadas as restrições de logística e de acessibilidades, tendo-se inclusivamente equacionado a possibilidade de criação de um novo quartel de bombeiros numa outra localização, fora do centro urbano.
Esta decisão, porém, ficou fora de questão: “os quartéis têm de estar é dentro, e não fora, dos aglomerados urbanos”, enfatizou José Gaspar.

Restaurante, ginásio e núcleo museológico
A intervenção de requalificação e ampliação vai edificar na frente virada para a Rua da Guarita cerca de 2 mil metros quadrados de novas infra-estruturas.
Entre as novas valências que surgirão, o edifício sede passará a possuir um restaurante, ginásio, núcleo museológico, enfermaria aberta 24 horas, dois consultórios médicos, oficina de tratamento de extintores, oficina para viaturas, entre outros.
“O novo quartel vai ser um edifício a pensar no futuro”, disse o presidente da direcção.

Padroeira relembrada
Entretanto, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo celebra hoje, o dia da sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição, com a realização de diversas iniciativas que decorrerão ao longo do dia.
Após a alvorada, às 8H00, pelas 8H30 terá lugar a apresentação de cumprimentos pela Filarmónica Fanfarra Operária, seguida de Missa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição em memória dos bombeiros e dirigentes falecidos.
Às 10H30 está marcado o desfile de viaturas e ao meio-dia a formatura e recepção de convidados, além da atribuição de condecorações. Às 12H30, após discurso da direcção, terá lugar um almoço-convívio. Às 18H00 é feita a apresentação de cumprimentos pela Filarmónica Recreio dos Artistas e às 18H30 a apresentação de cumprimentos dos taxistas do concelho de Angra do Heroísmo.
a união / Humberta Augusto

Sem comentários:

Enviar um comentário