quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Bombeiros Lembram Que «Não São Empregados» do CDOS

O presidente da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda, Gil Barreiros, considera «intolerável» que a Autoridade Nacional de Protecção Civil tenha omitido a partipação das corporações de bombeiros no resgaste dos escuteiros da Serra da Estrela nas informações que prestou à comunicação social.
O dirigente disse ao TB que de «forma malandra» foi referido que a operação de salvamento foi realizada por entidades da Protecção Civil. Para além dos elementos da GNR e da Força Especial de Bombeiros, participaram na operação de resgate os bombeiros de Seia, Manteigas, Gouveia e Loriga com as equipas de salvamento em grande ângulo.
A intervenção destes elementos foi accionada pelo Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) da Guarda.
Gil Barreiros sustenta que os bombeiros «não são empregados» do CDOS e que actuam voluntariamente. O presidente da Federação critica o facto dos bombeiros terem sido «omitidos» e colocados «num saco escuro». Gil Barreiros diz que [as entidades que dirigem o sector] «devem estar à espera que as associações tomem uma atitude radical e que as viaturas não saiam».
Na opinião do dirigente da Federação, «o mínimo» que a Autoridade Nacional de Protecção Civil devia fazer era «referir» a participação dos bombeiros, tanto nesta como em «milhentas situações». Gil Barreiros defende que chegou o momento de dizer «basta» e colocar um ponto final na situação que se vem arrastando, argumentando que «quem não se sente não é filho de boa gente». O assunto vai ser discutido na próxima Assembleia da Geral da Federação de Bombeiros marcada para este sábado, em Fornos de Algodres.
Estará em discussão o relacionamento futuro entre os orgãos de bombeiros e outras entidades. O tema é abordado depois de ter sido analisado pela Liga de Bombeiros Portugueses, tendo-se chegado à conclusão que «há a necessidade de debater o tema e definir normas, procedimentos e condutas», explica Gil Barreiros.
TB

4 comentários:

  1. ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM DO NOSSO LADO. ESTOU DE ACORDO CONSIGO SR. GIL. CÁ PELO NORTE HAVIAM DE HAVER MUITOS OUTROS IGUAIS A VOSSA EXA. EM TOMAR ESSA ACTITUDE NOBRE EM DEFESA DOS BOMBEIROS DE PORTUGAL.
    OS BOMBEIROS PORTUGUESES NUNCA IRÃO A LADO ALGUM SE CONTINUARMOS NA SEPA TORTA DE ACEITAR TUDO NUM ABANAR DE CABEçA SEM QUE SEJAMOS OUVIDOS SE ESTAMOS OU NÃO DE ACORDO. O SR. DUARTE CALDEIRA DEVIA TABÉM ESTAR AO SEU LADO E NÃO É SÓ DIZER PARA A TV QUE "TUDO ESTÁ BEM NOS BOMBEIROS" QUE QUANTO A MIM NÃO DÁ PARA ACREDITAR NISSO MUITO MAIS ME PARECE QUE ELE ESTEJA FORA DOS PROBLEMAS ACTUAIS DOS BOMBEIROS DE PORTUGAL.

    QUEIRA ACEITAR OS MEUS SINCEROS APLAUSOS E CUMPRIMENTOS. PARABÉNS SENHOR GIL BARREIROS, VÁ EM FRENTE COM A SUA IDEOLOGIA POIS HAVERÁ DE CERTO MUITOS BOMBEIROS DO SEU LADO!

    JOÃO CARLOS MOURA (DISTRITO BRAGA)

    ResponderEliminar
  2. Gostei das palavras deste Sr. Assim é que é falar muitos parabéns e já agora uma dica, há por aí comandantes que não merecem o apoio dos seus bombeiros e que no meio de tanta cabala são considerados os maiores da festa; à pala deles vão os sr. cdos sendo cada vez mais fortes e mais poderosos para depois terem outras contrapartidas ou favores. Sr da federação da Guarda, acabem com estes exterminadores dos bombeiros voluntários.

    ResponderEliminar
  3. Palavras de um mestre que muitos de nós deviamos seguir...

    Não é fecharmos os olhos a tanta coisa que nos incutem que lá vamos.

    Podemos olhar para os GIPS com tudo do bom e do melhor... podemos olhar para as FEB com o tudo do bom e do melhor... podemos olhar para nós, somos uns tristes que se não fossem muitas das vezes as associações não tinhamos nada.

    Muitos parabéns sr. Gil pelas palavras de apreço que deu a todos nós bombeiros, deviamos ser solidários consigo e não o somos tavez por receio a represálias digo eu.

    ResponderEliminar
  4. Acho que no Distrito da Guarda o melhor é acabar com esses gajos das FEB e a podem levar com eles os Codis

    ResponderEliminar