quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sismo de 6.0 Graus de Magnitude Sentido em Todo o Paí

Um abalo sísmico com magnitude estimada em 6.0 graus Richter pelo Instituto de Meteorologia foi sentido pelas 1h37 em todo o país, com especial intensidade na região sul. O abalo teve epicentro a cerca de 134 km a oeste de Lagos, em alto mar.

Segundo o site do EMSC, que agrega informação de observatórios europeus e da bacia mediterrânica, o abalo de 5.7 graus Richter teve epicentro a 134 quilómetros de Lagos e a 248 quilómetros de Setúbal, a uma profundidade de 10 quilómetros. O IM português atribui-lhe uma magnitude de 6.0 graus.

«O Instituto de Meteorologia informa que no dia 17 pelas 1h37 foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente um sismo de magnitude 6.0 (Richter), cujo epicentro se localizou a cerca de 100 km a Oeste-Sudoeste do Cabo S.Vicente», avança o observatório nacional, em comunicado.

Há registo de duas réplicas com magnitude inferior a 3.0 graus Richter. A magnitude dos abalos está sujeita a constante revisão.

O primeiro sismo foi sentido em todo o território português, com especial intensidade na metade sul do país, sobretudo no Algarve e na área metropolitana de Lisboa.

Não existe até ao momento qualquer registo de vítimas ou danos materiais causados pelo fenómeno.

Sentiu o sismo desta madrugada? Deixe o seu testemunho nos comentários a este artigo

SOL


Sem comentários:

Enviar um comentário