terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Nevões na Serra da Estrela Podem Ser Trágicos

Os onze adolescentes e cinco dirigentes do Grupo 48 Damaia dos Escuteiros de Portugal, que anteontem ficaram retidos na serra da Estrela, já regressaram a casa. Apesar do susto, os responsáveis pelo grupo garantem que nunca estiveram perdidos e que foram surpreendidos pelo agravamento das condições meteorológicas.
"Quando programamos uma actividade temos sempre em conta as condições climatéricas. As previsões apontavam queda de neve no sábado à noite com melhoria no domingo à tarde. Sabíamos onde estávamos. As condições climatéricas é que se agravaram", garantiu Sónia Moreira, chefe da equipa de exploradores.
Daniela Cerejo, de 14 anos, foi uma das jovens que apresentou sinais de hipotermia. "Eu e outra rapariga entrámos em hipotermia. Os meus colegas acabaram por me levar numa maca. Depois esperámos que as autoridades nos localizassem. Não estávamos à espera que nevasse tanto", confessou.
O primeiro contacto dos escuteiros com as autoridades foi feito pelas 11h15, embora a GNR e os Bombeiros de Manteigas só os conseguissem localizar pelas 14h30. "As autoridades estavam muito perto, só que o nevoeiro era muito intenso. Assim que os bombeiros chegaram as duas jovens com sinais de hipotermia foram assistidas", explicou Sónia Moreira.
Apesar dos escuteiros minimizarem o caso, os responsáveis pela protecção civil dizem que com mau tempo os desaparecimentos no maciço central da Estrela podem acabar em tragédia e deixam um alerta. "Sempre que as pessoas desejem acampar ou caminhar na serra avisem as autoridades. No domingo isso não aconteceu já que ninguém sabia que esse grupo estava cá", disse ao CM o sargento Fernandes, do Pelotão de Montanha da GNR.
Francisco Tacanho, 2º comandante dos Bombeiros de Manteigas, avisa que "na serra o tempo muda em minutos".
PORMENORES
CHUVA FRACA
O Instituto de Meteorologia prevê para o dia de hoje chuva fraca e neve acima dos 1400 metros.
ESTRADAS REABERTAS
Os acessos à serra da Estrela foram reabertos ao fim da manhã de ontem, tal como as estradas no Marão e Montemuro.
CM
A Estrada Nacional 338, que liga Piornos, Torre e Loriga, foi reaberta ao início desta tarde de segunda-feira, depois de ter estado cortada durante o fim-de-semana, devido à neve que se abateu sobre a Serra da Estrela. Recorde-se que o Instituto de Meteorologia prevê a continuação de queda de neve na Serra da Estrela, até hoje terça-feira.
Fonte: a230nline

1 comentário: