sábado, 5 de dezembro de 2009

Mau Tempo: Alerta Amarelo em Todos os Distritos

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) anunciará a partir das 15:00 a passagem para Alerta Amarelo em todos os distritos de Portugal Continental, prevendo-se um agravamento das condições metereológicas no final de sábado e durante todo o domingo sob a forma de muita chuva, vento forte e muito forte nas terras altas e agitação marítima. O mau tempo far-se-á sentir primeiro nas regiões do Minho e Douro Litoral, chegando depois ao resto do Continente.

As consequências prováveis do temporal serão inundações e transbordo de rios, sobretudo nos rios Cávado, Lima e Ave, cheias rápidas nos meios urbanos, com maior incidência nas zonas históricas, danos em estruturas montadas e suspensas, deslizamento de terras, condições adversas à navegação de embarcações e ocorrência de acidentes junto da costa marítima, bem como nas vias rodoviárias, devido ao piso escorregadio.

A ANPC recomenda por isso que se tenham cuidados especiais nos próximos dias, como por exemplo praticar uma condução defensiva, evitar zonas inundadas e lençóis de água, que constituem um perigo para pessoas e veículos, e actividades relacionadas com o mar, limpar bueiros e desobstruir sistemas de escoamento.

CM

Sem comentários:

Enviar um comentário