domingo, 13 de dezembro de 2009

Bombeiros Não Fixam os Mais Jovens

Cada vez mais jovens querem ingressar nos Bombeiros Voluntários de Bragança que tem um dos efectivos mais renovado do país e com maior número de estudantes do Ensino Superior, mas não consegue fixar os voluntários que partem para estudar.

Os Bombeiros Voluntários de Bragança (BVB) não conseguem fixar os voluntários, apesar dos muitos que tem formado. Os jovens são obrigados a abandonar a cidade após a conclusão das licenciaturas porque não encontram trabalho na região.

"Estamos a formar bombeiros, mas não os conseguimos fixar porque vão estudar para fora ou são obrigados a procurar emprego noutras regiões, aqui, infelizmente, não há trabalho", explicou José Fernandes Comandante dos BVB.

O responsável operacional pela corporação diz que lhes resta o consolo de "formar bombeiros que depois vão praticar para outras regiões", acrescentou.

Há meia dúzia de anos era difícil cativar jovens para ingressar nos voluntários, porque é preciso tempo e vontade de ajudar, mas nos últimos anos a situação alterou-se e são os próprios estudantes que procuram os bombeiros.

"Seguramente é porque há bom ambiente, sentem-se motivados e procuram-nos", referiu José Fernandes.

Os Bombeiros Voluntários de Bragança têm um dos corpos de bombeiros com mais efectivos do país. "Somos considerados CBU (Bombeiros de Unidade) que significa o topo", sublinhou o comandante.

Bruno Lopes, 16 anos, é um dos mais novos da corporação, ingressou em Junho motivado pelos relatos de amigos. Já Patrícia Antão, 22 anos, fez na passada sexta-feira um ano desde que fez o seu primeiro piquete como voluntária. "A experiência é para continuar, só não sei se depois de tirar o curso poderei continuar em Bragança. Tenho aprendido muito a nível dos primeiros socorros e tem sido útil porque estou a tirar um curso na área de Saúde", assegurou.

JN

Sem comentários:

Enviar um comentário