Os Bombeiros Voluntários de Bragança (BVB) não conseguem fixar os voluntários, apesar dos muitos que tem formado. Os jovens são obrigados a abandonar a cidade após a conclusão das licenciaturas porque não encontram trabalho na região.
"Estamos a formar bombeiros, mas não os conseguimos fixar porque vão estudar para fora ou são obrigados a procurar emprego noutras regiões, aqui, infelizmente, não há trabalho", explicou José Fernandes Comandante dos BVB.
O responsável operacional pela corporação diz que lhes resta o consolo de "formar bombeiros que depois vão praticar para outras regiões", acrescentou.
Há meia dúzia de anos era difícil cativar jovens para ingressar nos voluntários, porque é preciso tempo e vontade de ajudar, mas nos últimos anos a situação alterou-se e são os próprios estudantes que procuram os bombeiros.
"Seguramente é porque há bom ambiente, sentem-se motivados e procuram-nos", referiu José Fernandes.
Os Bombeiros Voluntários de Bragança têm um dos corpos de bombeiros com mais efectivos do país. "Somos considerados CBU (Bombeiros de Unidade) que significa o topo", sublinhou o comandante.
Bruno Lopes, 16 anos, é um dos mais novos da corporação, ingressou em Junho motivado pelos relatos de amigos. Já Patrícia Antão, 22 anos, fez na passada sexta-feira um ano desde que fez o seu primeiro piquete como voluntária. "A experiência é para continuar, só não sei se depois de tirar o curso poderei continuar em Bragança. Tenho aprendido muito a nível dos primeiros socorros e tem sido útil porque estou a tirar um curso na área de Saúde", assegurou.
JN
Sem comentários:
Enviar um comentário