segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Protecção Civil Alerta Para Formação de Gelo e Recomenda Cuidados na Condução

A Protecção Civil alerta para a formação de gelo nas estradas de quase todo o país, sobretudo na madrugada de quarta-feira, recomendando cuidado na condução e o transporte de correntes de neve na viatura.

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para as próximas madrugadas uma progressiva descida da temperaturas mínimas, que podem continuar a atingir valores abaixo dos zero graus.

Segundo o IM, as temperaturas baixas vão registar-se sobretudo na madrugada de quarta-feira, quando poderá ocorrer também precipitação, o que cria condições para a formação de gelo nas estradas em quase todo o país.

Face às previsões meteorológicas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) recomenda que seja dada especial atenção à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, uma vez que aumenta o perigo de acidentes rodoviários, e aconselha velocidades reduzidas.

A ANPC sugere também, em áreas afectadas por gelo ou neve nas estradas, o transporte na viatura e colocação nos pneus de correntes de neve sempre que as condições de circulação assim o justifiquem.

A Protecção Civil aconselha também o uso de várias camadas de roupa, que não devem ser muito justas, a não realização de actividades físicas intensas e contacto imediato com o 112 (número de emergência) sempre que surgirem sinais de hipotermia.

Se viajar para áreas onde é habitual a queda de neve ou formação de gelo nas estradas, a ANPC recomenda que deve fazer-se «munir de alimentos, água, roupa quente e de cores vivas, depósito de combustível cheio e lanterna».

A Protecção Civil chama ainda a atenção para os cuidados a ter com os aquecimentos em casa, para evitar incêndios ou intoxicações, nomeadamente com as lareiras em locais fechados e sem renovação de ar e com os aquecedores.

TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário