sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Bombeiros de Foz Côa Sem Ambulância de Socorro

Depois de vários alertas sobre o mau estado da ambulância de socorro, com pedido urgente para substituição da mesma, os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz acabaram mesmo por ficar sem viatura. A ambulância parou a meio de um percurso, durante a noite, quando era prestado socorro a uma vítima de AVC.

Desde o início deste mês que os Bombeiros de Foz Côa se encontram sem ambulância de socorro, fruto do mau estado e de sucessivas avarias mecânicas da viatura, na corporação desde Dezembro de 1998. Recentemente, quando dois técnicos de ambulância de socorro efectuavam o transporte, durante a noite, de uma vítima com suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral) para a unidade de Serviço de Urgência Básica (SUB) de Foz Côa, a viatura parou a meio do percurso, havendo necessidade de transferência para uma ambulância de transporte.

Segundo o presidente da direcção da Associação Humanitária fozcoense, “tanto o INEM, através do CODU Porto, como o CDOS Guarda, ficaram imediatamente ao corrente da situação e até ao momento nada foi feito para a substituição da viatura”, única naquele concelho, “com 11 anos de vida e que continua a reparar na oficina”. “Os concelhos vizinhos têm assegurado o socorro pré-hospitalar na cidade e concelho de Foz Côa, com desconforto e demora para as vítimas e respectivos familiares, que chegam a aguardar muito mais de meia hora por uma viatura de socorro, dado que as distâncias a percorrer passaram a ser superiores”, lamenta António Pimentel Lourenço.

Demora na assistência

O dirigente dá conta, de resto, de uma situação que aconteceu durante a noite do passado dia 6, em Freixo de Numão, quando um idoso caiu e embateu “violentamente” com a cabeça numa pedra mármore, adiantando que, segundo o relato de familiares, “aguardou muito tempo pelo socorro prestado pelos Bombeiros Voluntários de Mêda e acabou por falecer já a caminho do Centro de Saúde de Mêda”.

Alertas sem resposta

A corporação espera que a população compreenda “os constrangimentos que os Bombeiros de Foz Côa estão a atravessar”. António Lourenço garante que a direcção tem vindo, desde 2006, a alertar as entidades responsáveis para o mau estado da viatura de socorro e a solicitar a substituição da mesma. “Para além dos pedidos formulados directamente ao INEM (sede e delegação de Coimbra), em 19 de Maio de 2009 foi enviado um ofício ao Senhor Primeiro Ministro, tendo obtido resposta do seu Chefe de Gabinete, em 26 de Maio, informando que o assunto fora encaminhado para o Gabinete da Senhora Ministra da Saúde, sem qualquer resposta até esta data”, refere o responsável.

Já no passado dia 2 de Outubro, por ocasião da inauguração do SUB de Vila Nova de Foz Côa, a direcção dos Bombeiros questionou o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, sobre a substituição da viatura de socorro, recebendo a garantia de que “muito em breve” seria entregue uma nova ambulância. Porém, passados dois meses e meio, a promessa ainda não foi cumprida e a corporação continua a aguardar pela tão desejada e necessária viatura.

Problemas em mais viaturas

Os Bombeiros de Foz Côa “declinam toda e qualquer responsabilidade” em relação a esta “lamentável situação”. As dificuldades agravam-se numa altura em que duas das ambulâncias de transporte “tiveram também problemas mecânicos”, daí a dificuldade em encontrar, com os seus próprios meios, um veículo de substituição de socorro.

Sobre esta situação, a direcção da Associação Humanitária já informou os coordenadores do Centro de Saúde e unidade SUB de Foz Côa, bem como o presidente da Câmara local e Governador Civil da Guarda. Espera agora que as entidades competentes (INEM e Ministério da Saúde) resolvam o problema o mais breve possível, “para bem de um socorro atempado e eficaz a toda a população do concelho de Vila Nova de foz Côa”.

Por: Fátima Monteiro / Nova Guarda

Sem comentários:

Enviar um comentário