Granja Sousa, coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda, adiantou à agência Lusa, que a baixa das temperaturas registadas durante a madrugada formaram uma placa de gelo na cidade mais alta do país, paralisando a circulação automóvel e pedonal no centro da cidade.
'Por não haver condições objectivas de segurança, suspenderam-se as aulas durante os dois períodos, de manhã e de tarde, em todos os estabelecimentos de ensino da cidade', referiu o coordenador.
Ainda de acordo com o mesmo responsável, 'as ruas estão totalmente bloqueadas' e já foram registados alguns acidentes, destacando-se o facto de um troço da auto-estrada A25 (Aveiro-Vilar Formoso) estar encerrado nos dois sentidos, entre Guarda e o nó de Pinhel, devido a vários despistes de viaturas.
Como medida de prevenção a Protecção Civil espalhou sal pelas ruas congeladas, enquanto se aguarda pela subida das temperaturas, para que a situação normalize “ainda durante a manhã”.
A entidade aconselha os habitantes da Guarda a permanecerem em casa, saindo “só por extrema necessidade” e com veículos “nem pensar”.
Granja Sousa garante ainda que foi estabelecida uma ligação entre o Hospital da Guarda e as auto-estradas A25, A 23 (Guarda/Torres Novas) e a VICEG (Via de Cintura Externa da Guarda).
NEVE EM BRAGANÇA CANCELA TRANSPORTES PÚBLICOS E ESCOLARES
A queda de neve em Bragança desde as 5h00 levou ao cancelamento dos transportes públicos e escolares da cidade.
"Não há condições mínimas de segurança" para que os transportes circulem nas vias, afirmou o presidente da Câmara, António Jorge Nunes.
Os funcionários da autarquia estão, desde a madrugada, a espalhar sal nas ruas, uma tarefa que não tem surtido resultados uma vez que a neve já está seca e “não derrete com facilidade”.
O edil salientou ainda que, caso não se verifiquem melhorias nas condições de segurança, “quinta-feira as escolas manter-se-ão encerradas”.
De acordo com a Brigada de Trânsito de Bragança, a circulação no IP4 está condicionada mas estão já dois limpa-neves naquele itinerário a limpar a via, e um terceiro será "encaminhado para a Serra de Nogueira e Estrada Nacional 103".
CM/L.M.N. com Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário