quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Acumulação de Gelo Fecha Escolas na Guarda

A acumulação de gelo está a provocar, esta quarta-feira, diversos bloqueios nos acessos à cidade da Guarda, levando ao encerramento das escolas da cidade.

Granja Sousa, coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda, adiantou à agência Lusa, que a baixa das temperaturas registadas durante a madrugada formaram uma placa de gelo na cidade mais alta do país, paralisando a circulação automóvel e pedonal no centro da cidade.

'Por não haver condições objectivas de segurança, suspenderam-se as aulas durante os dois períodos, de manhã e de tarde, em todos os estabelecimentos de ensino da cidade', referiu o coordenador.

Ainda de acordo com o mesmo responsável, 'as ruas estão totalmente bloqueadas' e já foram registados alguns acidentes, destacando-se o facto de um troço da auto-estrada A25 (Aveiro-Vilar Formoso) estar encerrado nos dois sentidos, entre Guarda e o nó de Pinhel, devido a vários despistes de viaturas.

Como medida de prevenção a Protecção Civil espalhou sal pelas ruas congeladas, enquanto se aguarda pela subida das temperaturas, para que a situação normalize “ainda durante a manhã”.

A entidade aconselha os habitantes da Guarda a permanecerem em casa, saindo “só por extrema necessidade” e com veículos “nem pensar”.

Granja Sousa garante ainda que foi estabelecida uma ligação entre o Hospital da Guarda e as auto-estradas A25, A 23 (Guarda/Torres Novas) e a VICEG (Via de Cintura Externa da Guarda).

NEVE EM BRAGANÇA CANCELA TRANSPORTES PÚBLICOS E ESCOLARES

A queda de neve em Bragança desde as 5h00 levou ao cancelamento dos transportes públicos e escolares da cidade.

"Não há condições mínimas de segurança" para que os transportes circulem nas vias, afirmou o presidente da Câmara, António Jorge Nunes.

Os funcionários da autarquia estão, desde a madrugada, a espalhar sal nas ruas, uma tarefa que não tem surtido resultados uma vez que a neve já está seca e “não derrete com facilidade”.

O edil salientou ainda que, caso não se verifiquem melhorias nas condições de segurança, “quinta-feira as escolas manter-se-ão encerradas”.

De acordo com a Brigada de Trânsito de Bragança, a circulação no IP4 está condicionada mas estão já dois limpa-neves naquele itinerário a limpar a via, e um terceiro será "encaminhado para a Serra de Nogueira e Estrada Nacional 103".


CM/L.M.N. com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário