sábado, 26 de dezembro de 2009

Protecção Civil Diminui Nível de Alerta

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) decidiu passar hoje o alerta amarelo para o alerta mínimo, o azul, por considerar que as condições meteorológicas melhoraram, faltando apenas regularizar algumas situações.

"Teremos situações pontuais de instabilidade, que não justificam manter o alerta amarelo", disse o Comandante Gil Martins, lembrando que: "estamos no Inverno, uma altura em que é normal chuvas, vento e até neve".

De acordo com o responsável da ANPC, a substituição do alerta amarelo pelo azul irá ocorrer a partir das 14:00 de hoje, por forma a se "acompanhar a situação" e precaver qualquer eventualidade.

A ANPC acredita ainda que o alerta azul deverá manter-se até domingo, tendo em conta "as informações avançadas esta manhã pelo Instituto Nacional de Meteorologia, que aponta para um desagravamento geral do tempo".

"A situação desagravou-se em relação às últimas 48 horas. A consoada vai ser calma em todo o país", declarou o Comandante Gil Martins, durante a reunião realizada esta manhã na sede da ANPC.

O Comandante Pedro Araújo, por sua vez, lembrou que se mantêm activos os planos municipais de Torres Vedras e Lourinhã, accionados na quarta-feira, na sequência de um forte temporal.

Nesse dia, foram registadas 652 quedas árvores, 279 inundações, 161 quedas de estruturas e 22 cabos eléctricos partidos.

No total foram contabilizadas mais 427 ocorrências relativamente ao ano passado, de acordo com o Comandante Pedro Araújo.

DN

Sem comentários:

Enviar um comentário