sábado, 26 de dezembro de 2009

Mais de 16 Acidentes por Hora em Dois Dias

Um homem morreu atropelado no Barreiro. Foi a primeira vítima mortal no Dia de Natal. Nos dias anteriores aumentaram acidentes e feridos, mas há menos mortes que em 2008.

Um homem de 78 anos morreu ontem de madrugada atropelado quando atravessava a pé o IC21, no Barreiro. Foi a segunda vítima mortal registada pela GNR durante a Operação Natal, que começou quarta-feira e termina amanhã.

Os bombeiros do Barreiro receberam o alerta a través da Central de Orientação dos Doentes Urgentes, em Lisboa. Eram 03.21, segundo o comandante dos bombeiros Voluntários do Barreiro, José Figueiredo, quando duas viaturas partiram para o local.

Na via rápida, vedada e proibida à passagem de peões, os bombeiros encontraram um idoso já sem vida. A vítima, segundo fonte do Hospital do Barreiro, teve morte imediata. O homem, de 78 anos, trazia consigo o bilhete de identidade. Na mão uma pulseira verde do Serviço de Urgências do Hospital do Barreiro. Ao que tudo indica teria vindo do Hospital. Desconhece-se, para já, como chegou ao IC21.

Os ocupantes do carro que o atropelou chamaram os primeiros socorros e nunca abandonaram o local. Numa viatura mais atrás, que também parou no local, seguia uma médica do Hospital do Barreiro que acabou por confirmar a morte do idoso.

Esta é já a segunda vítima mortal da Operação Natal levada a cabo pela GNR e que passa por reforçar os meios de patrulhamento nas estradas, desde quarta-feira e até domingo. O reforço, de modo a prevenir acidentes, será repetido no mesmo período do Ano Novo.

Os dados provisórios da GNR, que contabilizam os acidentes rodoviários desde a 00.00 de quarta-feira e as 24.00 de quinta-feira, apontam para um aumento dos acidentes e dos feridos em relação a igual período do ano passado, mas um decréscimos em relação ao número de vítimas mortais.

Segundo os dados estatísticos da GNR, em 48 horas registaram-se 791 acidentes - o que significa mais de 16 acidentes por hora de Norte a Sul do País. No mesmo período do ano passado, registaram-se menos 183 acidentes.

Apesar do aumento do número dos acidentes, também devido ao gelo e à chuva, os sinistros ocorridos este ano foram menos violentos.

Enquanto nos primeiros dois dias da Operação Natal do ano passado, a GNR contava já com três mortos, este ano houve apenas uma vítima mortal nas primeiras 48 horas de Operação. O caso ocorreu ao início da manhã de anteontem na estrada entre Estremoz e Évora, na sequência de uma colisão entre duas viaturas. Houve ainda um ferido grave.

Também os dados da GNR apontam para um aumento de feridos quando comparados com os primeiros dois dias da Operação Natal do ano passado. Nos dias 23 e 24 de Dezembro, a GNR registou 19 feridos graves em acidentes, mais oito que em igual período do ano anterior. Os números apontam também para 193 feridos ligeiros, mais 60 que no ano anterior.

Durante o dia de ontem, o terceiro da Operação Natal, a GNR registou ainda dois feridos graves, num acidente que envolveu um tractor, na Guarda, e num outro ocorrido em Évora. Balanço final só à meia-noite.

DN

Sem comentários:

Enviar um comentário