quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Chuva e Vento Forte Motivam Aviso Laranja

Todos os distritos de Portugal, com excepção de Santarém, e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso Laranja devido à previsão de vento e chuva forte e agitação marítima.
Apesar das previsões para o Tejo e Douro não houve iO pior acabou por não acontecer. As inundações que poderiam ocorrer caso o caudal dos rios Tejo e Douro subisse demasiado não se verificaram durante a noite.

Em Peso da Régua, os bombeiros mantêm agora a vigilância, como confirma o comandante António Fonseca.

Na Foz do Douro também não há registo, para já, de problemas. As atenções viram-se agora para o novo período de preia-mar, por volta da hora do almoço.

No Tejo, também não se verificou para já o pior cenário da aldeia de Reguengo do Alviela poder ficar isolada com a subida das águas. Isso mesmo foi confirmado à Renascença pelos Bombeiros Voluntários de Pernes. Na vila de Constância a situação está também controlada e os bombeiros mantêm-se vigilantes.

De acordo com informações avançadas pela GNR, há registo de algumas estradas cortadas em vários distritos do país, nomeadamente Santarém, Setúbal, Faro, Aveiro e Braga.

17 distritos em alerta

De acordo com o Instituto de Meteorologia, 17 distritos de Portugal Continental e o arquipélago
da Madeira estão sob aviso laranja - situação meteorológica de risco moderado a elevado - devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 110 km/hora, chuva forte e agitação marítima com ondas que podem chegar aos seis metros.

Para hoje, prevê-se céu geralmente muito nublado, chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, queda de neve acima dos 1200 metros e pequena descida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 15º Celsius, 14º no Porto, Bragança, Castelo Branco, Évora, Beja e Coimbra, 18º em Faro e 7º na Guarda.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) accionou o alerta Amarelo até sábado devido à previsão de condições meteorológicas adversas, com continuação de chuva e vento forte.nundações durante a noite.
RRenascença

Sem comentários:

Enviar um comentário