quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Comando dos Bombeiros Pediu Cessação de Funções

O Comando dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim vai cessar funções a partir do próximo mês de Março de 2010.
O pedido já foi apresentado em carta enviada à Direcção da Associação Humanitária, alegando, segundo contou à Rádio Condestável, o Comandante Abel Marcelino, “algum mau estar dentro da corporação”, por parte do corpo activo de bombeiros e “entendemos não causar mais perturbações”, justifica, enaltecendo a posição da Direcção da instituição, a qual “sempre esteve ao lado do Comando” e “sempre teve uma relação bastante aberta connosco.
Sempre soubemos estar presentes no que eram as nossas responsabilidades”.
A Direcção sabia do que se estava a passar, contudo, arrisca Abel Marcelino, “talvez não estivessem à espera que cessássemos as nossas funções e teriam todo o gosto que continuássemos”.
Fernando Pereira, presidente da Direcção lamenta a situação e confirma que já não era a primeira vez que o Comando manifestava esta intenção, sendo que “numa primeira vez tentámos demovê-lo e conseguimos, desta vez , inesperadamente, levaram por diante aquilo que eram as suas intenções”, confirma.
A situação é preocupante “porque não é comum nos bombeiros de Cernache do Bonjardim” e é “pena ele ter sido incompreendido”, diz ainda o presidente da Direcção, classificando estes cinco anos “de muita qualidade” e considerando de “digna” a posição tomada. A Direcção vai tentar perceber bem o que se está a passar “para que no futuro as coisas melhorem”.
O Comandante diz não se rever nas acusações que lhe são dirigidas e afirma que durante os cinco anos em que esteve à frente do corpo activo dos bombeiros sempre “tentámos fazer o que era melhor e tentámos puxar tudo o que era possível, tanto da parte da Autoridade Nacional de Bombeiros, como das instituições que nos auxiliaram e tentamos melhorar todas as condições possíveis e imagináveis, para que os bombeiros tivessem capacidade para desempenhar a sua função”, ciente de que era impossível fazer tudo “mas fizemos o que nos era possível”.
Fernando Pereira diz ainda que este mau-estar começou na altura em que a associação decidiu homenagear o anterior Comandante António Bastinho, esperando agora que os descontentes “terão também que apresentar soluções e contribuir para a solução”.
O Comando é constituído pelo Comandante Abel Marcelino, segundo Comandante João Paulo Pires e adjunto de Comando Pedro Mendes.
Até Março de 2010 irá manter-se, a partir desse mês a direcção actual terá de nomear outro. Refira-se que, segundo Fernando Pereira, este será o seu último mandato à frente desta associação humanitária.
Rádio Condestável

Sem comentários:

Enviar um comentário