quinta-feira, 1 de julho de 2010

Bombeiros da Trafaria: Comandante do quadro de honra Vítor Conceição recebe crachá de ouro

O 79.º aniversário dos Bombeiros Voluntários da Trafaria, comemorado no sábado, ficou marcado pela atribuição do crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses a Vítor Conceição.

Há 27 anos comandante do quadro de honra da corporação e há 35 bombeiro na Trafaria, Vítor Conceição recebeu das mãos do Governador Civil do Distrito de Setúbal, Manuel Malheiros, a mais alta condecoração atribuída pela Liga dos Bombeiros Portugueses.
Durante a sessão solene foram, ainda, entregues certificados aos cerca de 15 formandos que concluíram o curso de Socorrismo e Prevenção contra Incêndios, ministrado pela corporação no âmbito dos seus objectivos de formação cívica e sensibilização à população.

O Governador Civil do Distrito de Setúbal congratulou-se com o trabalho que tem sido realizado pela Associação, sobretudo no que diz respeito à formação da comunidade.

“É muito bom ver, através do testemunho das pessoas que hoje receberam os seus diplomas, que os Bombeiros Voluntários da Trafaria estão ligados à população. É bom ver que os trafarienses sentem-se bem com as suas bombeiras e os seus bombeiros, que há entre eles uma grande cooperação e compreensão. Não há dúvidas que é uma Associação que tem objectivos concretos e que sabe o que faz. Devemos, por isso, desejar-lhes muitas felicidades”, afirmou Manuel Malheiros.

Presente no encontro, a Presidente da Junta de Freguesia da Trafaria, Francisca Parreira, agradeceu o empenho da Associação e o facto de “ano após ano se manter viva e prestar o apoio que todos nós precisamos”.

“Sabemos quão grandes são as dificuldades encontradas no dia-a-dia pelas Associações de Bombeiros Voluntários da nossa terra e da Trafaria, mas também sabemos que têm sido dados passos significativos para que possam trabalhar de forma diferente da que trabalhavam no passado. E sabemos que estamos mais seguros porque há homens e mulheres que se dedicam a nós, quer nas situações de salvamento, quer na defesa dos nossos bens e património, quer na defesa da nossa floresta. Obrigada”, disse.

Numa atitude que considerou ímpar, Aníbal Luís, em representação da Federação dos Bombeiros Voluntários de Setúbal e da Liga de Bombeiros Portugueses, destacou a importância de os bombeiros transmitirem “aquilo que sabem”, envolvendo a população.

“Não basta servir, às vezes é preciso ajudar a desenvolver. A Trafaria soube encontrar o seu caminho”, ressalvou.

O Presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Maia, traçou os números que marcaram a actividade dos Bombeiros da Trafaria, composta por 110 elementos.

“Em 2009 tiveram cerca de 23 500 serviços, 541 mil km percorridos e 53 mil horas gastas”, disse, referindo que “no último ano os Bombeiros da Trafaria perderam 89 associados”, sendo neste momento 1001 os sócios da Associação. “Era uma boa altura para fazerem uma campanha de recrutamento de novos associados. É uma honra os trafarienses serem sócios desta casa”, sugeriu.

O Vereador da Câmara Municipal de Almada, Rui Jorge Martins, enalteceu o envolvimento da sociedade civil com os Bombeiros da Trafaria. “Quero realçar este empenho dos bombeiros de darem horas do seu dia-a-dia para trabalhar na formação da população”.

Estiveram, também, presentes na cerimónia o 2.º Comandante Operacional Distrital, Rui Costa, em representação da Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Presidente da Assembleia de Freguesia da Trafaria, Margarida Lourenço, Manuel da Conceição, Presidente dos Bombeiros Voluntários da Trafaria, e o 2.º Comandante dos Bombeiros Voluntários da Trafaria, Afonso Rocha.
Rostos On-line

Sem comentários:

Enviar um comentário