sábado, 10 de julho de 2010

Bombeiros observados no hospital depois de socorrer jovem que ingeriu cianeto

Dois elementos dos Bombeiros Voluntários de Alverca – que foram chamados a socorrer um jovem que ingeriu cianeto - tiveram que ser sujeitos a desinfecção e exames para despistar a possibilidade de contaminação por aquela substância altamente tóxica. Uma das tripulantes da ambulância, que esteve em contacto mais directo com a vítima, chegou a receber oxigénio por uma questão de precaução.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Alverca, Alberto Fernandes, explicou a O MIRANTE que os operacionais foram chamados ao centro da cidade na tarde de quinta-feira, 8 de Julho, para socorrer uma vítima em paragem cardio-pulmonar. “Tudo indicava de que se tratava de uma doença súbita”, refere.

Quando os bombeiros já estavam a prestar os primeiros socorros ao jovem, semiconsciente, foram informados pelo irmão de que a vítima poderia ter ingerido meia garrafa com substâncias tóxicas, entre as quais cianeto. Os bombeiros reforçaram então a segurança além daquelas que são as medidas de precaução já habituais.

O encontro dos bombeiros, que faziam o transporte da vítima, com a Viatura de Emergência Médica de Lisboa, entretanto solicitada, deu-se em Santa Iria. A vítima foi transportada a S. José, em Lisboa, mas acabou por falecer.

Os dois tripulantes da ambulância, bem como a médica da VMER, foram sujeitos a desinfecção e exames no hospital. As roupas que os bombeiros usavam, incluindo o motorista, foram destruídas para evitar a contaminação. Os dois bombeiros regressaram a casa pouco depois das 20h00 e bem de saúde.

O cianeto está entre os venenos mais letais conhecidos pelo homem. O ser humano pode estar exposto ao cianeto por inalação, ingestão ou exposição da pele.

O Mirante

Sem comentários:

Enviar um comentário