quinta-feira, 8 de julho de 2010

Jardim agradece esforço dos bombeiros

O presidente do Governo Regional agradeceu ontem o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Municipais do Funchal na resposta ao temporal de 20 de Fevereiro.
«Muito obrigado, porque nesses dias, cada um de vós foi além daquilo que vos era pedido», disse Alberto João Jardim, na primeira visita que fez àquele quartel após a tempestade onde morreram 43 pessoas.
«Sendo esta a primeira vez que venho a este quartel depois dos acontecimentos de 20 de Fevereiro e tendo já decorrido a cerimónia, sob nossa proposta, através da qual o senhor Presidente da República e o País inteiro reconheceu o vosso trabalho, colocando uma justa condecoração no pendão desta corporação, eu quero, agora, nesta primeira deslocação pessoal agradecer, do coração, a todos vós a abnegação, o trabalho, a dedicação que então manifestaram», disse, a propósito das distinções feitas no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
A 10 de Junho, o Presidente da República distinguiu três personalidades madeirenses, duas das quais a título póstumo, e três corporações de bombeiros da Região. Além dos Municipais do Funchal, Cavavo Silva reconheceu com o grau de Membro Honorário da Ordem do Mérito a Associação dos Bombeiros Voluntários Madeirenses e a Associação dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava.
Ontem, durante a entrega de duas vias viaturas pronto-socorro para combate a fogos florestais, Alberto João Jardim disse não ter ficado surpreendido com o reconhecimento que o País fez aos bombeiros madeirenses, porque já conhecia «a alta qualidade de serviços» de todos.
O presidente do Governo Regional salientou, por outro lado, que a entrega das duas viaturas (uma para os Municipais do Funchal, a outra para os Voluntários da Calheta) sucede num momento de grandes dificuldades para a Região, para o Estado Português e para a União Europeia. Ainda assim, o esforço do Governo foi assumido e não ficará por aqui, uma vez que ainda serão apetrechadas as corporações de Santana e de Porto Moniz-São Vicente com uma viatura semelhante.
O presidente diz que o período é de dificuldades, mas não se sente co-responsável pela crise actual, visto que há mais de 20 anos que emite alertas para o que iria acontecer, como se confirmou.
Mesmo assim, há quem o queira incluir, tal como o próprio afirmou: «Há indivíduos que, para além de na altura terem dito “Ah, o Alberto João não tem razão”; “Ah, isto vai que nem uma beleza”; “Ah, isto é uma maravilha”; agora dizem: “O Alberto João que resolva os problemas que eles criaram”».
Apesar da Madeira estar a atravessar um período de dificuldades, Jardim garante que o esforço na área da protecção civil manter-se-á, havendo particular enfoque na prevenção da floresta, «uma área que é decisiva para a nossa qualidade de vida e para o nosso desenvolvimento».
À margem da cerimónia, o presidente do Governo Regional reagiu à decisão do Representante da República de devolver à Assembleia Legislativa da Madeira o Estatuto da Carreira Docente da Região Autónoma da Madeira.
A reacção de Alberto João Jardim cingiu-se, contudo, a aconselhar os jornalistas a irem solicitar explicações ao secretário da Educação e Cultura. «Não há mais nada a acrescentar», finalizou.

Albuquerque diz que valeu a pena o investimento constante

O presidente da Câmara Municipal do Funchal voltou ontem ao quartel onde esteve 18 dias devido ao temporal de 20 de Fevereiro.
No regresso às instalações dos Bombeiros Municipais do Funchal, que serviram de quartel-general de Miguel Albuquerque durante a resposta à tempestade, o edil sublinhou a necessidade imperiosa de continuar a desenvolver as políticas de prevenção, no que diz respeito à protecção civil regional e municipal, o que implica o apetrechamento destas corpo com o melhor material que existe no mercado.
«É evidente que isto exige um investimento constante e, sobretudo, uma consciencialização da necessidade de nós, responsáveis públicos, termos obrigação de, ao serviço da comunidade, estarmos munidos daquilo que melhor há para proteger a vida e os bens dos cidadãos a quem servimos», justificou, sublinhando que deu frutos a política de manter o investimento constante na protecção civil.
As duas viaturas ontem entregues são dois Pronto-Socorro Pesado Florestais. As mesmas foram adquiridas no âmbito do Programa Intervir + e correspondem à terceira entrega de um conjunto de nove.
Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário