quarta-feira, 7 de julho de 2010

Obras a bom ritmo no Novo Quartel dos Bombeiros da Areosa

Já estão em curso as obras de construção do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários da Areosa - Rio Tinto. Este equipamento irá substituir o actual quartel, localizado junto ao Mercado da Areosa, passando assim para um local mais central, na rua das Searas, para um terreno doado pela Câmara Municipal de Gondomar, com uma área aproximada de 5.000 metros quadrados e avaliado em cerca de 350.000 euros.
Esta obra surge da vontade partilhada da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Areosa, da Câmara Municipal de Gondomar e da Junta de Freguesia de Rio Tinto, que inclusivamente a referiu no seu programa de campanha.
Para Marco Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, esta era “uma situação que há cerca de 15 anos exigia resolução”. A sua resolução resulta de uma postura de entendimento, que permitiu a doação do terreno, a elaboração do projecto e o financiamento junto do QREN.
Esta obra representa, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Areosa, um investimento de 900.000 euros, dos quais 609.000€ são comparticipados pelo QREN. A restante verba será angariada pela Corporação de Bombeiros da Areosa, estando previsto que o novo Quartel inicie o funcionamento ainda durante o ano de 2010.
Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, referiu, a propósito da doação do terreno aos “Soldados da Paz” da Areosa, que “é público o excelente relacionamento institucional desta autarquia com todas as corporações do concelho, assim como Gondomar é apontado como um exemplo nas políticas de apoio aos bombeiros”, razão que justifica a decisão da Autarquia na cedência do espaço.
Realçou ainda que “é de todo relevante dar o devido destaque às crianças, jovens, homens e mulheres que fazem do voluntariado uma missão de vida”. Além de apoios pontuais solicitados, a Câmara Municipal de Gondomar destina a cada uma das cinco corporações concelhias, anualmente, uma verba superior a 100 mil euros.
Estas novas instalações, além de permitirem novas condições de funcionamento, também tornarão o novo Quartel mais central para o apoio às freguesias de Rio Tinto e Baguim do Monte, permitindo, com esta nova localização, ganhos médios de seis minutos nos tempos de chegada dos veículos de socorro.
A Câmara Municipal construirá um novo arruamento para o quartel, que permitirá a sua ligação à Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, num acesso mais directo e com melhores condições de circulação para as viaturas pesadas de combate a incêndios.
Portal de Gondomar

Sem comentários:

Enviar um comentário