
Esta obra surge da vontade partilhada da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Areosa, da Câmara Municipal de Gondomar e da Junta de Freguesia de Rio Tinto, que inclusivamente a referiu no seu programa de campanha.
Para Marco Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, esta era “uma situação que há cerca de 15 anos exigia resolução”. A sua resolução resulta de uma postura de entendimento, que permitiu a doação do terreno, a elaboração do projecto e o financiamento junto do QREN.
Esta obra representa, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Areosa, um investimento de 900.000 euros, dos quais 609.000€ são comparticipados pelo QREN. A restante verba será angariada pela Corporação de Bombeiros da Areosa, estando previsto que o novo Quartel inicie o funcionamento ainda durante o ano de 2010.
Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, referiu, a propósito da doação do terreno aos “Soldados da Paz” da Areosa, que “é público o excelente relacionamento institucional desta autarquia com todas as corporações do concelho, assim como Gondomar é apontado como um exemplo nas políticas de apoio aos bombeiros”, razão que justifica a decisão da Autarquia na cedência do espaço.
Realçou ainda que “é de todo relevante dar o devido destaque às crianças, jovens, homens e mulheres que fazem do voluntariado uma missão de vida”. Além de apoios pontuais solicitados, a Câmara Municipal de Gondomar destina a cada uma das cinco corporações concelhias, anualmente, uma verba superior a 100 mil euros.
Estas novas instalações, além de permitirem novas condições de funcionamento, também tornarão o novo Quartel mais central para o apoio às freguesias de Rio Tinto e Baguim do Monte, permitindo, com esta nova localização, ganhos médios de seis minutos nos tempos de chegada dos veículos de socorro.
A Câmara Municipal construirá um novo arruamento para o quartel, que permitirá a sua ligação à Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, num acesso mais directo e com melhores condições de circulação para as viaturas pesadas de combate a incêndios.
Portal de Gondomar
Sem comentários:
Enviar um comentário