sexta-feira, 23 de julho de 2010

Concelhos do norte e centro sob aviso de risco máximo de incêndio

Vários concelhos do norte e centro estão, hoje, sob aviso de risco máximo de incêndio, com o Instituto de Meteorologia (IM) a ativar o alerta para os distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Santarém. O IM aplicou o mesmo aviso a outras zonas dispersas de Portugal Continental, como Ponte de Lima (no distrito de Viana do Castelo), Vila Verde e Cabeceiras de Basto (Braga) e São Brás de Alportel (Faro).
O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo", com o cálculo a ser feito com base nos valores observados às 13h00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Segundo a informação disponibilizada no "site" da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), na quinta feira foram contabilizados 147 incêndios florestais, que foram combatidos por 2068 bombeiros, apoiados por 529 veículos.

Cerca das 8h00 de hoje, a ANPC registava apenas um incêndio em curso, no Parque Nacional Peneda-Gerês, no concelho de Ponte da Barca (distrito de Viana do Castelo), que começou na quinta feira à noite, e estava a ser combatido por 11 bombeiros, com o apoio de quatro veículos.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais deverá manter ativa a "Fase Charlie", considerada a de maior risco de incêndios, entre 01 de julho e 31 de setembro.

Para hoje,o IM prevê céu geralmente limpo,com o vento a soprar fraco (inferior a 20 km/h)do quadrante norte, soprando moderado(20 a 35 km/h) de noroeste, no litoral oeste.

Está ainda prevista a subida da temperatura máxima, com o Porto e Ponta Delgada a chegarem aos 26 graus Celsius, o Funchal a registar 27 e as cidades de Lisboa e Faro a atingirem os 28. (Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário