quarta-feira, 28 de julho de 2010

Dois Canadair italianos chegaram a Ovar para apoiar combate aos fogos

Dois aviões Canadair italianos de combate a incêndios foram enviados para Portugal, ficando operacionais a partir desta tarde no aerodromo de Maceda, Ovar.

Foi a resposta da Comissão Europeia à solicitação do Governo português feito terça-feira para assistência através do Mecanismo Europeu de Protecção Civil.

De acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), os meios aéreos estarão em actividade nos fogos que lavram no Norte e Centro do País.

Na zona de Aveiro, as maiores preocupações dizem respeito a grandes fogos que permanecem activos desde segunda-feira em Oliveira de Azeméis / Albergaria-A-Velha e em Sever do Vouga.

O fogo que deflagrou em Covais, Pinheiro da Bemposta, concelho oliveirense, e depois alastrou a Sul para localidades vizinhas localidades mantém uma frente activa, mas está a evoluir favoravelmente.

Mais de 80 bombeiros com duas dezenas viaturas encontram-se no terreno, apoiados por um helicóptero.

Em Sever do Vouga, o fogo na zona de Ermida conheceu uma reactivação a meio da manhã, mantendo-se uma frente activa com evolução favorável.

Às 12:22 foram accionadas duas equipas do Grupo de Análise e Uso do Fogo (GAUF).

Arde mato com intensidade ainda em Castelo de Paiva e Arouca, neste último caso verificou-se uma reactivação com duas frentes. O combate às chamas conta com apoio de dois aviões Canadair espanhóis e meia centena de bombeiros no terreno.
Notícias de Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário