quinta-feira, 15 de julho de 2010

Bragança: bombeiros têm campo para simular incêndios

Os bombeiros do distrito de Bragança vão dispor, a partir de Outubro, de um campo de treino para aperfeiçoarem as técnicas de combate a incêndios com condições para simular situações reais, noticia a Lusa.

A promotora é a associação humanitária dos bombeiros voluntários de Izeda, que decidiu construir a expensas próprias na vila do concelho de Bragança o primeiro equipamento do género da região transmontana.

De acordo com o comandante da corporação, João Lima, o novo espaço está pronto e conta já com mais de 200 inscrições de bombeiros de todo o Distrito.

Por os meses de Verão coincidirem com a época crítica de incêndios que mobiliza todo o dispositivo disponível, os responsáveis decidiram iniciar a formação depois deste período, já que os bombeiros não têm disponibilidade durante estes meses.

O projecto de Izeda resulta de uma parceria com a Escola Nacional de Bombeiros que permitiu a criação da Unidade Local de Formação (ULF).

O investimento, que ronda os 30 mil euros, foi reunido pelos voluntários locais que disponibilizaram também mão-de-obra para criar as infra-estruturas necessárias numa área com 15 mil metros quadrados.

O «campo de treino» dispõe de contentores onde os bombeiros podem treinar situações de incêndios urbanos e industriais e 20 hectares de mato para formação em incêndios florestais.

Os equipamentos permitem, segundo o comandante, a simulação de situações reais para já apenas relativamente a fogos, mas a intenção é alargar a formação a outras áreas como o mergulho.

Para construir um tanque necessário a esta área da formação seria necessário apoio financeiro que os bombeiros ainda não têm, adiantou.

Para a formação, que começará a ser ministrada em Outubro, a corporação de Izeda contará com a comparticipação da Escola Nacional de Bombeiros.

TVI24

Sem comentários:

Enviar um comentário