terça-feira, 27 de julho de 2010

Incêndios: milhares de homens para combater as chamas

Dez mil homens, duas mil viaturas e 56 meios aéreos. Este é o dispositivo preparado pelo Governo para combater os fogos florestais este Verão.

A informação foi fornecida pelo ministro da Administração Interna em conferência de imprensa.

Na perspectiva de Rui Pereira, os meios de combate aos incêndios têm capacidade de resposta para enfrentar os fogos que atingem o país, mas também aproveitou para apelar à população para que adopte comportamentos responsáveis: «Não façam fogos de maneira nenhuma, dado que por si só já ajuda muito o combate aos incêndios».

A verdade é que só nesta segunda-feira foram registadas mais de 400 ocorrências e terça-feira não está a ser melhor, com as chamas a avançar em vários locais do país, até porque as temperaturas continuam muito elevadas.

Rui Pereira sublinhou que os órgãos de polícia criminal «estão no terreno a investigar e a reprimir actos ilícitos». Cabe à polícia criminal investigar os incêndios resultantes dos actos dolosos e negligentes.

Também a «intervir e a actuar» estão os elementos dos GIPS (Grupo de Intervenção e Prevenção do Socorro) que, segundo o ministro, estão a funcionar com toda «operacionalidade».

TVI24

Sem comentários:

Enviar um comentário