Desde 2003 que os Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, no período alto do veraneio, dão “Assistência às Praias”, todos os sábado e domingos, entre as 9h00 e as 18h00, com duas equipas duplas em bicicleta.
Para assinalar o início desta actividade, foram apresentadas ontem de manhã, numa cerimónia realizada na Ponte Galante, os objectivos desta iniciativa, que visa contribuir para o aumento da segurança na cidade da Figueira da Foz, nas áreas adjacentes às praias, até porque, segundo explicou o presidente da direcção da Associação, Lídio Lopes, «nos anos anteriores estas equipas intervieram em cerca de 136 ocorrências desde a sua activação».
Asseguram este programa 28 elementos do corpo de Bombeiros Voluntários que, uma vez mais, abdicam do seu tempo de lazer para prestar mais um serviço à comunidade figueirense e a todos os visitantes da cidade.
O programa consiste no patrulhamento em bicicleta por duas equipas de dois bombeiros credenciados em socorrismo. Será realizado aos fins-de-semana (sábado e domingo), no período das 9h00 às 18h00, até 5 de Setembro.
Cada bicicleta está equipada com material de emergência médica que permite prestar cuidados primários de saúde, e equipamento adicional para teste de glicemia e monitorização de tensão arterial. Complementarmente, as bicicletas estarão equipadas com meios portáteis de extinção de incêndio - extintores de espuma e de pó químico, que poderão debelar pequenos focos de incêndio.
Cada equipa está ainda munida de um rádio emissor-receptor em Banda Alta, canal táctico de bombeiros, para comunicação entre si e a central de rádio dos Bombeiros Voluntários, o que permitirá a activação de meios complementares, nomeadamente ambulâncias, viatura de desencarceramento ou pronto-socorro de incêndio, sempre que tal o justifique.
No final da apresentação, Lídio Lopes deixou dois apelos: um direccionado aos jovens que queiram integrar os Bombeiros Voluntários para prestar um serviço à comunidade, que devem inscrever-se na corporação.
O outro foi dirigido a todas as empresas (ou entidades) que queiram colaborar monetariamente para que a corporação possa adquirir duas motoX4 para prestar um serviço idêntico nas praias a sul e a norte do concelho. «Todos os donativos que as empresas entreguem, correspondem a 140% nos benefícios e deduções fiscais» disse.
Diário de Coimbra
Sem comentários:
Enviar um comentário