domingo, 18 de julho de 2010

Praias mais seguras com equipas duplas de patrulhamento em bicicleta pelos Bombeiros

Desde 2003 que os Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, no período alto do veraneio, dão “Assistência às Praias”, todos os sábado e domingos, entre as 9h00 e as 18h00, com duas equipas duplas em bicicleta.
Para assinalar o início desta actividade, foram apresentadas ontem de manhã, numa cerimónia realizada na Ponte Galante, os objectivos desta iniciativa, que visa contribuir para o aumento da segurança na cidade da Figueira da Foz, nas áreas adjacentes às praias, até porque, segundo explicou o presidente da direcção da Associação, Lídio Lopes, «nos anos anteriores estas equipas intervieram em cerca de 136 ocorrências desde a sua activação».
Asseguram este programa 28 elementos do corpo de Bombeiros Voluntários que, uma vez mais, abdicam do seu tempo de lazer para prestar mais um serviço à comunidade figueirense e a todos os visitantes da cidade.
O programa consiste no patrulhamento em bicicleta por duas equipas de dois bombeiros credenciados em socorrismo. Será realizado aos fins-de-semana (sábado e domingo), no período das 9h00 às 18h00, até 5 de Setembro.
Cada bicicleta está equipada com material de emergência médica que permite prestar cuidados primários de saúde, e equipamento adicional para teste de glicemia e monitorização de tensão arterial. Complementarmente, as bicicletas estarão equipadas com meios portáteis de extinção de incêndio - extintores de espuma e de pó químico, que poderão debelar pequenos focos de incêndio.
Cada equipa está ainda munida de um rádio emissor-receptor em Banda Alta, canal táctico de bombeiros, para comunicação entre si e a central de rádio dos Bombeiros Voluntários, o que permitirá a activação de meios complementares, nomeadamente ambulâncias, viatura de desencarceramento ou pronto-socorro de incêndio, sempre que tal o justifique.
No final da apresentação, Lídio Lopes deixou dois apelos: um direccionado aos jovens que queiram integrar os Bombeiros Voluntários para prestar um serviço à comunidade, que devem inscrever-se na corporação.
O outro foi dirigido a todas as empresas (ou entidades) que queiram colaborar monetariamente para que a corporação possa adquirir duas motoX4 para prestar um serviço idêntico nas praias a sul e a norte do concelho. «Todos os donativos que as empresas entreguem, correspondem a 140% nos benefícios e deduções fiscais» disse.
Diário de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário