terça-feira, 27 de julho de 2010

Bombeiros perdem parque e deixam carros no meio da rua

As viaturas dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo estão, desde há meses, obrigadas a ficar estacionadas em cima do passeio e, por vezes, até na estrada, no centro da cidade.
Uma situação que, segundo admite a própria corporação, pode pôr os transeuntes em perigo.
Tudo porque o parque exterior que dantes utilizavam foi transformado pela autarquia numa praça, o que leva agora cerca de uma dezena de viaturas dos bombeiros a ficar à porta do quartel. Dia e noite, conforme o serviço.

"Os nossos responsáveis foram lestos em tirar-nos o espaço para fazer uma praça, nas nossas traseiras, que afinal está fechada, a fazer não sei bem o quê", afirmou Cândido Carvalho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo.

A indignação prende-se com o facto de, em 2009, ter avançado a requalificação do espaço traseiro do quartel e da câmara municipal. Trabalhos que passaram pela construção de um parque subterrâneo e um novo arranjo urbanístico, que praticamente eliminou o estacionamento.

"O espaço físico do quartel está tomado pelos nossos equipamentos. Já temos uma dezena de viaturas que ficam ao ar livre, em cima do passeio, infelizmente", acrescentou o responsável da corporação de Viana.

Com as viaturas estacionadas em cima do passeio, Cândido Gonçalves admite que, um dia, a situação acabe com os bombeiros envolvidos num acidente com peões: "Prejudicamos pessoas, que não têm nada a ver com este problema de nos terem tirado o espaço. Todos os dias, pessoas passam em frente ao nosso quartel e têm de passar pela estrada porque as nossas viaturas estão em cima do passeio, correndo riscos de acidente."

O caso arrasta-se desde há meses, e a aquisição de novas viaturas para a corporação agravou a situação.

Da parte da câmara municipal, que é a entidade responsável pela intervenção no espaço, não existem soluções, garante ainda o comandante dos bombeiros: "Já tivemos reuniões, já mostramos desagrado pela forma de relacionamento e pela falta de respeito que temos visto da Câmara. Temos promessas, mas depois tudo fica sempre na mesma".

Da parte da Câmara Municipal de Viana do Castelo não foi possível ao DN obter qualquer comentário.

DN

Sem comentários:

Enviar um comentário