sexta-feira, 16 de julho de 2010

Quatro veículos benzidos no 129.º aniversário dos Bombeiros de Penafiel

Os Bombeiros Voluntários de Penafiel celebraram, no passado fim-de-semana, o 129.º aniversário da instituição. A festa contou com a bênção de quatro viaturas, sendo duas delas novas e duas recuperadas. A corporação passou a contar com mais um autotanque e um carro de comando, assim como com uma ambulância de transporte de doentes e uma ambulância medicalizada novas. Para estas conquistas foi importante a ajuda de várias instituições e empresas do concelho, como a Câmara Municipal, a Caixa de Crédito Agrícola, a Betafiel e a Carnes Meireles, entre outros.
Também o Rotary Club de Penafiel ofereceu um desfibrilador além da formação para os bombeiros que o irão manusear (não só aos de Penafiel, mas também aos de Entre-os-Rios e Paço de Sousa), enquanto a secção de desporto da corporação angariou fundos para adquirir dois novos monitores de sinais vitais.
Associação está equilibrada em termos financeiros, diz presidente - Na sessão solene, Júlio Mesquita, na direcção há mais de cinco anos, realçou as melhorias que conseguiram em termos económicos. "A Associação está no bom caminho. Hoje ia dizer que nada devemos, mas devemos. Pouco, mas devemos", referiu o presidente da direcção, agradecendo a todas as instituições do concelho que nunca lhes bateram a porta quando procuraram ajuda.
Em recursos humanos e em termos de viaturas também estão bem servidos, disse Júlio Mesquita. A próxima aposta é equipar os bombeiros.
Esse investimento nos homens é, segundo Artur Teixeira, adjunto do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto, essencial: "Podemos chegar à nanotecnologia. Mas o socorro nunca vai deixar de passar pela capacidade e talento dos homens e mulheres que servem os bombeiros".
Corporação desfilou pela principal avenida do concelho - Também Alberto Simões, presidente da Assembleia-Geral dos Bombeiros de Penafiel, enalteceu o esforço de quem se dedica a ajudar os outros, desde os soldados da paz até aos dirigentes. "Se a vida desta Associação continua forte, plena e dinâmica é devido ao esforço dos homens que a dirigem", sustentou.
Presente na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Santos, lembrou que apesar da crise os apoios aos bombeiros não foram reduzidos. O autarca disse ainda que foram já celebrados com as associações os protocolos para a vigilância da floresta.
Depois da sessão solene, a corporação saiu à rua para o tradicional desfile apeado e motorizado ao qual assistiram dezenas de pessoas.
A corporação penafidelense tem como área de intervenção 20 das 38 freguesias do concelho e conta com 128 elementos no corpo activo.
Verdadeiro Olhar

Sem comentários:

Enviar um comentário