segunda-feira, 5 de julho de 2010

Nove focos de incêndio e um suspeito detido em Pombal

O primeiro alerta foi dado, para os Bombeiros Voluntários de Pombal, passavam dois minutos das 17h00 de quarta-feira, e pela frente o cenário afigurava-se temível.
Com efeito, um foco de incêndio tinha acabado de deflagrar em Ribeira de Ansião, freguesia de Abiúl, no limite entre os concelhos de Pombal e Ansião.
Mas rapidamente, de acordo com o segundo comandante dos Bombeiros de Pombal, outros focos de incêndio foram detectados. "Um helicóptero, destacado para o incêndio alertou-nos que eram vários focos de incêndios, distanciados uns dos outros", referiu o mesmo responsável.
Uma informação que, reconhece, foi vital relativamente à distribuição de meios no terreno."Era impossível destacar uma viatura para combater dois focos", disse o segundo comandante. Por isso, e uma vez que, àquela hora, não se registava uma grande 'movimentação', foi possível destacar para aquela zona, localizada junto ao Rio Nabão, cerca de 40 homens, das corporações de Pombal (com cinco viaturas), Ansião (três viaturas), Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Alvaiázere (cada um com uma viatura).
Com os "meios distribuídos", as operações no terreno acabaram por "correr bem", uma vez que, "como actuámos com rapidez e as equipas foram distribuídas pelos vários locais, as chamas acabaram por não atingir proporções muito significativas", tendo destruído, de acordo com o segundo comandante dos Bombeiros de Pombal, que superintendeu as operações de combate, cerca de 3.500 metros quadrados de floresta.
A zona, diz ainda o segundo comandante, não tem habitações nas proximidades, mas "o pinhal é muito denso". As operações de combate às chamas prolongaram-se até cerca das 20h45.
Detido suspeito de atear fogos - Este múltiplo incêndio, que registou nove focos, número por si só suspeito, acabou também por conduzir à detenção de um indivíduo, suspeito da autoria dos fogos em causa.
Com efeito, segundo apurámos junto de fonte do Destacamento da GNR de Leiria, para o combate ao incêndio foram também mobilizadas elementos da equipa do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente de Pombal, que detectaram um indivíduo, "cuja presença e comportamento se afiguraram suspeitos". Suspeitas que se avolumaram quando os elementos desta equipa especializada da GNR empreenderam uma abordagem, à qual respondeu com fuga, acabando por ser detido e posteriormente entregue à Polícia Judiciária (PJ), uma vez que, sublinha fonte do Destacamento de Leiria, "se trata de um crime da competência da PJ em sede de investigação".
O detido, entretanto posto em liberdade, tem 48 anos, é residente naquela zona e padece de algumas limitações físicas, segundo apurámos.Apesar de a detenção ter ocorrido em 'pós-flagrante' pela equipa do SEPNA, os militares encontraram em seu poder "material compatível com ignição de fogos", nomeadamente fósforos, o que se afigura como 'argumento' de culpa, que as investigações em curso irão, certamente, apurar.
Diário de Leiria

Sem comentários:

Enviar um comentário