quinta-feira, 1 de julho de 2010

A maioria das ambulâncias dos bombeiros está ilegal

Num total de 4300 ambulâncias de transporte e socorro dos bombeiros em Portugal, apenas 400 foram inspeccionadas; as restantes estão, por isso, ilegais. O INEM admite que o cenário tem consequências graves.
A maioria das ambulâncias dos bombeiros voluntários não cumprem requisitos mínimos e das ambulâncias medicalizadas – que têm equipamento e tripulação destinadas à estabilização e transporte de doentes – apenas seis em todo o país cumprem os requisitos.

Apenas as ambulâncias das corporações de Abrantes e Sardoal satisfazem as especificações.

Estes dados são revelados na edição de hoje do “Diário de Notícias”, que teve acesso a um levantamento do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), feito em Junho.

“Além das implicações operacionais [a situação] põe em causa a activação dos seguros de acidentes de viação”, comentou ao “Diário de Notícias” fonte do INEM. Para este instituto, responsável pela inspecção das ambulâncias, considera que existem consequências graves.

A Associação Portuguesa de Médicos de Emergência (APME) já pediu que estas ambulâncias sejam retiradas do serviço enquanto estiverem em situação ilegal.

Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, adianta que está a fazer um levantamento da situação.
Público

Sem comentários:

Enviar um comentário