quinta-feira, 1 de julho de 2010

Jardim pede à população para defender a floresta

O presidente do Governo Regional entregou ontem, em Machico, uma ambulância e duas viaturas de combate a fogos florestais, uma aos Bombeiros Municipais de Machico e, outra, aos Voluntários de Câmara de Lobos, uma oportunidade para Alberto João Jardim apelar ao envolvimento da população, mas também a uma vigilância rigorosa, no período de calor que agora começa.
Alberto João Jardim começou por reafirmar a importância da floresta, quer em termos de preservação dos terrenos, quer para a existência de água, disse contar «com toda a população para defender uma floresta que é de todos e de cada um. As florestas não são do Governo, não são deste, ou daquele. As florestas são um património comum da população. São propriedade de cada elemento desta população».
Por isso, acrescentou o chefe do Executivo madeirense, «agora que vamos ter o tempo a aquecer mais, tem de ser rigorosa a vigilância das nossas florestas, bem como a prontidão para intervir — oxalá que não seja necessário — sempre que seja necessário. Daí este esforço do Governo para, apesar das dificuldades financeiras, estarmos sempre com o cuidado de equipar as populações e equipando assim as suas corporações de bombeiros, de forma a que com viaturas, como as que estão aqui — que são do que de mais moderno existe na Europa» — garantir a segurança, porque com a «segurança das pessoas não se brinca».

Trabalho notável da Protecção Civil - Durante a sua intervenção, o presidente do Governo Regional dirigiu ainda algumas palavras de agradecimento ao Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros da Região Autónoma da Madeira. Alberto João Jardim destacou, na oportunidade, o presidente e vice-presidente daquela instituição, pelo «trabalho notável aqui desenvolvido».
Recordando a tragédia de 20 de Fevereiro, disse Alberto João Jardim, «eu tive de me instalar na própria sede do Serviço Regional de Protecção Civil e aí fazer o meu “quartel general” para enfrentar o que se estava a passar. Eu próprio constatei a eficiência desse serviço, desde quem chefiava a todos os membros». De facto, rematou o chefe do Executivo madeirense, «dava a impressão de que eu estava num “quartel general” de uma das melhores forças operacionais que havia em todo o mundo».

Felicitações aos bombeiros - Antes das palavras de agradecimento ao Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros da Região Autónoma da Madeira, Alberto João Jardim enalteceu, igualmente, o papel que tem vindo a ser desenvolvido pelas corporações de bombeiros da Região, dando especial enfoque aos Municipais de Machico e Voluntários de Câmara de Lobos, dado que se tratava de uma cerimónia em que as duas corporações estavam presentes.
No caso dos Municipais de Machico, Alberto João Jardim felicitou também o presidente da edilidade machiquense, Emanuel Gomes, «primeiro, pelo apoio que vem dando à corporação, que é um elemento fulcral no bem-estar das populações do concelho. E, em segundo lugar, está de parabéns pela qualidade dos homens e das mulheres que integram esta corporação».
Em seu entender, «o povo de Machico olha para os membros desta corporação com respeito, com orgulho e com reconhecimento, pela maneira como em todas as situações difíceis foram o primeiro braço, em muitas ocasiões, a se estender para confortar, ajudar quem sofria. Em nome da Região que represento, o meu: “Muito obrigado” à corporação de Machico que tão exemplarmente ter sabido servir a população, cumprindo assim os seus deveres e obrigações».

Ambulância equipada com tecnologia de ponta - Iguais felicitações endereçou à Associação dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, destacando também a gestão eficiente daquela corporação, a qual lhes permitiu adquirir uma nova ambulância, que ontem foi apresentada em Machico, sem ter de se «pendurar em ninguém, não andou com pedinchas, fez uma gestão dos seus meios para poder adquirir mais uma ambulância que o volume de população naquele concelho muitíssimo bem o justifica».
Esta ambulância, conforme referiu Alberto João Jardim é um veículo último modelo e está apetrechado com as tecnologias e equipamentos que são utilizados em qualquer dos países mais avançados para «responder a eventuais necessidades das populações».
Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário