O Movimento de Cidadãos Naturais e Residentes nas Freguesias do Concelho do Sabugal enviou um abaixo-assinado, com 200 assinaturas, ao Ministro da Administração Interna onde manifesta “desagrado e descontentamento” face aos Bombeiros e à Protecção Civil, durante o combate ao incêndio que fustigou o concelho do Sabugal entre 30 de Agosto e 2 de Setembro.
Os subscritores denunciam «as atitudes dos bombeiros, altamente negligenciadas e de absoluto desdém, em relação ao perigo e ao avanço horripilante que o incêndio lograva em direcção às populações, dissipando florestas, culturas, olivais, vinhas, pastagens e um sem número de recursos, que embora pobres, eram o garante do sustento de muitos populares», diz o documento.
António Fonseca, Comandante Distrital da Protecção Civil não se revê nas acusações dos cidadãos e garante que a Protecção Civil e os Bombeiros tudo fizeram para que a catástrofe não tivesse sido maior.
António Fonseca recorda que se todo o trabalho de prevenção tivesse sido feito, quer individual quer colectivo, o fogo nunca atingiria as proporções que tomou.
O Comandante Distrital da protecção Civil sublinha que o combate aos incêndios florestais não é apenas um trabalho dos Bombeiros, mas de todos os cidadãos.
António Fonseca considera que esta atitude por parte de alguns cidadãos não é a mais correcta para com os Bombeiros, que se deslocaram de todo o pais para combater as chamas no concelho do Sabugal.
Rádio Elmo
E nós ainda mandamos homens para lá, colocarem-se face ao perigo! Para a próxima limpem os quintais e o mato ao redor das casas.
ResponderEliminar