quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Trânsito Condicionado em Lisboa Para a Cimeira Ibero-Americana

A Segunda Circular, a Avenida Marginal, a Auto-Estrada 5 (A5), a zona de Belém e a Calçada da Ajuda, estarão condicionadas devido à Cimeira Ibero-Americana, que se realiza em Cascais e Lisboa, informou a PSP.
Em conferência de imprensa, o comandante operacional da Divisão de Trânsito do Comando Metropolitano de Lisboa, subcomissário João Pinheiro, afirmou que a presença na zona de Lisboa e Cascais de Chefes de Estado e de Governo e ministros dos Negócios Estrangeiros de 21 países na XIX Cimeira Ibero-Americana, que se realiza entre 30 de Novembro e 01 de Dezembro, vai condicionar e cortar o trânsito em algumas vias.
Em Cascais, a Rua da Venezuela, junto ao hotel onde se realiza a cimeira, vai estar cortada ao trânsito e a circulação vai fazer-se num só sentido entre a Avenida Fausto Figueiredo e a Rotunda do Jumbo a partir de sexta-feira à tarde até terça-feira.
As zonas junto à Torre de Belém e Palácio da Ajuda, em Lisboa, também vão estar condicionadas no domingo e segunda-feira, existindo algumas vias que vão ficar cortadas à noite.
Contingente de segurança
O coordenador da segurança da XIX Cimeira Ibero-Americana, subintendente Pedro Moura, explicou, na conferência de imprensa, que todos os serviços e forças de segurança portugueses «estão envolvidos directa ou indirectamente no esquema global de segurança», mas não especificou o número em concreto de elementos.
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP é responsável por toda a segurança da área e a Divisão de Trânsito irá fazer o acompanhamento de todas as comitivas desde que aterrem em Portugal até ao local da cimeira.
A segurança de cada uma das delegações está a cargo da Unidade Especial de Polícia (UEP), através do Corpo de Segurança, disse, adiantando que outros comandos da PSP também estão envolvidos no plano de segurança.
A GNR, Polícia Marítima, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Polícia Judiciária e Serviço de Informação e Segurança são as outras forças e serviços envolvidos na operação.
Segundo o subintendente, fazem também parte do plano a Autoridade Nacional de Protecção Civil, que vai mobilizar através dos corpos de bombeiros equipas de intervenção rápida que vão estar em permanência nos hotéis, e o INEM, que terá um dispositivo alargado que acompanhará todas as delegações.
A equipa do INEM também terá um procedimento próprio para agir em caso de detecção de gripe A, referiu, explicando que existirá um canal de comunicação próprio que funcionará a partir do oficial de ligação e que os casos da gripe A serão encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa.
O oficial da PSP responsável pela segurança salientou que o esquema de segurança para a Cimeira Ibero Americana é idêntico ao da presidência portuguesa da União Europeia, no segundo semestre de 2007.
De acordo com Pedro Moura, estão já acreditados para a cimeira 850 delegados de 22 países, sendo as maiores a portuguesa e a espanhola, 700 jornalistas e 1.100 técnicos.
Sublinhou ainda que todas as delegações vão receber um tratamento idêntico em termos de segurança.

IOL Diário

Sem comentários:

Enviar um comentário