quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cartaxo Recebe Cursos da Escola Nacional de Bombeiros

Bombeiros de todas as corporações do distrito estão a receber formação de combate a incêndios nos Bombeiros Municipais do Cartaxo (BMC), onde funciona uma Unidade Local de Formação da Escola Nacional de Bombeiros (ENB).
A corporação recebeu já o primeiro curso de formação, no âmbito do combate a incêndios florestais, dirigido aos bombeiros voluntários de terceira classe que pretendam a promoção na carreira.
A formação cabe à ENB, enquanto a corporação do Cartaxo disponibiliza as infra-estruturas e dos equipamentos necessários às acções de formação.
Além da mais-valia do processo formativo, o curso de Combate a Incêndios Florestais foi importante para o município do Cartaxo do ponto de vista da gestão dos combustíveis.
O comandante dos BMC, Mário Silvestre, refere que “a corporação e o Gabinete Técnico Florestal desenvolveram um trabalho conjunto no qual foram identificados e mapeados os terrenos do município que carecem de limpeza e de gestão de combustíveis face a qualquer situação real de incêndio.
As acções estão a decorrer num terreno de cerca de dois hectares, onde os voluntários estão a fazer faixas de contenção e queimas controladas”, explicou.
O curso de Combate a Incêndios Florestais teve a duração de 50 horas e envolveu uma parte teórica e um trabalho mais intenso no terreno, onde os formandos aprenderam e treinaram técnicas de combate a incêndios.
No dia 28 de Novembro, a corporação do Cartaxo recebeu mais um curso de Combate a Incêndios Florestais e, até final do ano, vão realizar-se mais duas formações, no âmbito do Combate a Incêndios Urbanos.
A candidatura dos BMC à organização da Escola de Formação Local passou com distinção nos requisitos exigidos. A assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal e a Escola Nacional de Bombeiros foi assinado no dia 9 de Maio deste ano.
O Mirante

Sem comentários:

Enviar um comentário