domingo, 15 de novembro de 2009

Morada Errada Trama Bombeiros

Os Bombeiros Voluntários do Porto não conseguiram responder a pedidos de serviço, entre as 10h30 e as 13h48 de ontem, porque o seu único motorista esteve, durante esse período, a transportar uma idosa desde o Hospital de Santo António, no Porto, até à sua residência. Na origem da demora, um erro na morada dada pela unidade hospitalar.
Tudo começa quando os Voluntários do Porto são chamados ao Santo António para levar uma senhora de idade avançada até à sua residência, supostamente no Bairro Padre Américo, na freguesia de Ramalde, Porto.
"Eles pararam a ambulância e perguntaram se era o Bairro Padre Américo. Respondemos que não. A rua que dá a volta aos prédios tem esse nome, mas o bairro não se chama assim", contou ao CM, José Saraiva, de 41 anos, ele sim, morador em Ramalde.
A transportada não apresentava condições para esclarecer a dúvida aos bombeiros e, ao que o CM apurou, os Voluntários tentaram de tudo, até mesmo perguntar a alguns vizinhos da rua Padre Américo se conheciam a mulher em questão. A resposta foi invariavelmente negativa.
Depois de várias comunicações entre hospital e Voluntários do Porto, a decisão passou por transportar a idosa de volta ao Santo António, onde finalmente a questão ficou resolvida: a residência da mulher era mesmo no Largo Padre Américo, mas em Miragaia.
As três horas de demora no serviço deixaram a idosa em dificuldades, de tal forma que não conseguiu controlar as necessidades fisiológicas dentro da ambulância.
Os Voluntários do Porto chegaram a atingir o desespero até porque chegaram ao quartel dos mesmos bombeiros vários pedidos de serviço, quer através de particulares, quer através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes, mas o único motorista disponível estava já ocupado.
CM

1 comentário:

  1. Esta cena faz-me lembrar uma quase identica que se passou aqui no nosso quartel de Loriga. O bombeiro de piquete recebe uma chamada para uma súbita na "Fonte do Mouro" (a dois minutos do quartel), aos tripulantes da ambulância diz-lhes que há uma súbita na "Fonte do Muro" (distanciada dos bombeiros cerca de 10/15 minutos)... são erros graves que acontecem e que não serão certamente os unicos, mas neste caso o erro foi detectado de imediato; prontamente foram mobilizados outros triplantes que efectuaram o serviço com eficácia e rapidez.
    Um abraço a todos os bombeiros de Loriga e que muito rapidamente nos seja entregue o quartel que tanto é merecido.

    ResponderEliminar