sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Bombeiros Preocupados

A falta de efectivos e a carência de meios de socorro, a juntar a questões orgânicas internas, estão a deixar preocupados os Bombeiros Municipais de Faro.
Neste momento, a corporação da capital algarvia, ao que o CM apurou, tem um quadro para cem efectivos, mas só existem 63 elementos operacionais, sendo que cinco vão entrar para a reforma. Oito novos elementos estão em formação na Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.
Estes e outros problemas levaram ontem a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional de Bombeiros a reunir com o novo presidente da Câmara da capital algarvia. "É urgente uma reorganização que permita encontrar respostas para a falta de efectivos na corporação da capital da região com números sempre variados de população", referiu ao CM Fernando Curto, presidente da ANBP.
Este responsável propõe a entrada de dez novos elementos, anualmente, para colmatar a falta de efectivos. E alerta para a necessidade de criação de uma estrutura de comando organizada, que poderá juntar Bombeiros Municipais, Voluntários e Protecção Civil.
Macário Correia está sensível ao problema e vai propor a articulação entre as duas corporações de bombeiros e avançar com a construção do quartel único.
PORMENORES
SOCORRO URBANO
Uma das preocupações dos bombeiros é a falta de um Veículo Urbano de Combate a Incêndios construído de origem.
PASSAGEM A SAPADORES
A Associação de Bombeiros vai pedir a passagem dos Municipais de Faro a Sapadores.
CONTAMINAÇÃO
Outra carência no Algarve é a falta de uma Viatura de Controlo Ambiental, para casos de contaminação ambiental.
PROJECTO QUARTEL
O quartel único ainda não tem projecto definido e ainda não há financiamento disponível.
CM

Sem comentários:

Enviar um comentário