sábado, 28 de novembro de 2009

Bombeiros de Arganil Sonham Com Quartel Novo

A construção de novas instalações constitui o projecto mais arrojado que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Argus tem em “agenda”. Se as negociações com o proprietário do terreno, decorrerem da melhor forma e, entretanto, for conseguido financiamento, é bem provável que as obras ainda tenham início no próximo ano.

António Pereira Alves, explica que o que se pretende é adaptar as antigas instalações dos Correios e, posteriormente, elaborar o projecto que será alvo de uma candidatura aos fundos comunitários. «As actuais instalações já começam a ser diminutas, apesar de termos acabado de remodelar interiormente o edifício sede e termos mudado a secretaria de sítio, para que a sala onde funcionava passasse a ser o posto de rádio e a sala de operações», sustenta o presidente da direcção da colectividade, assumindo que a concretização desse projecto será «a realização de um grande sonho para os bombeiros».

Para esse projecto já foi constituída uma comissão de honra composta, por um elemento pertencente à assembleia-geral, outro da direcção e outro do conselho fiscal, bem como por um economista, um jurista e pelo comandante.

Fundada em 28 de Novembro de 1934, a colectividade assinala amanhã as suas bodas de diamante. Ou melhor, nesta data culminam as comemorações da referida efeméride, que tiveram início precisamente há um ano atrás, com uma sessão solene e com o içar da bandeira que se manterá hasteada até amanhã. Ao longo de um ano, muitas foram as iniciativas desenvolvidas, todas com o intuito de assinalar os 75 anos de existência da corporação, como foi o caso de um almoço de consoada e distribuição de presentes pelos filhos dos bombeiros, um rali, uma descida de carrinhos de rolamentos, o lançamento do livro comemorativo dos 75 anos e um passeio turístico no concelho.
Destaque ainda para a realização de uma gala no Casino Estoril, organizada para ajudar a custear a aquisição de uma ambulância, que será benzida amanhã, juntamente com um carro de comando e uma carrinha adquirida para a comissão que organiza os eventos da corporação.

Amanhã, as comemorações abrem com o hastear das bandeiras, prosseguindo com uma missa na igreja matriz de Arganil e recepção às entidades convidadas. Para as 10hh45 está prevista a bênção das viaturas e entrega de condecorações aos bombeiros, seguindo-se um desfile que será liderado pela primeira viatura dos bombeiros uma V8, que foi totalmente recuperada e que será uma surpresa para todos os presentes. Seguir-se à uma sessão solene, terminando as comemorações com um almoço-convívio, a decorrer no pavilhão gimnodesportivo do Sarzedo, que só não é aberto à comunidade em geral por falta de espaço.

Este é o último aniversário a que António Pereira Alves assistirá enquanto presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arganil, uma vez que o dirigente assegurou ao nosso Jornal que após completar este mandato sairá. Todavia, faz questão de enfatizar que «não continuarei a integrar os órgãos sociais, mas estarei sempre disponível para a corporação, pois já me considero um bombeiro sem farda».
Diário de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário