quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Formação de Bombeiros Vai Ser Feita em Oliveira do Hospital

A Associação Nacional de Bombeiros vai entregar o processo de formação dos bombeiros do Alto Distrito de Coimbra à corporação de Oliveira do Hospital.
Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (BVOH) vão ficar responsáveis pela formação dos bombeiros do distrito de Coimbra, ao nível do combate a incêndios florestais, urbanos e industriais.
Esta decisão, resulta de um protocolo estabelecido entre os BVOH e a Associação Nacional de Bombeiros (ANB), que pretende criar Unidades Locais de Formação em todos os distritos, com vista a descentralizar o processo de formação profissional dos bombeiros portugueses.
Ao nível do distrito de Coimbra, o processo de formação vai ficar nas mãos das corporações de Montemor-o-Velho - responsável pela zona do Baixo Mondego - e Oliveira do Hospital, que dará formação aos bombeiros do Alto Distrito.
Contactado por este jornal, o presidente da direcção dos BVOH, Arménio Tavares, congratula-se com esta decisão da ANB e salienta que, num futuro próximo, há inclusivamente a possibilidade de bombeiros de outros distritos poderem vir a frequentar a unidade local de formação de Oliveira do Hospital.
Frisando que esta situação só foi possível graças ao investimento que os BVOH realizaram ao nível da sua Casa-Escola – “teve que sofrer melhorias não só na sua estrutura física, como também ao nível de equipamentos para a parte prática da formação” –, Arménio Tavares refere ainda que os BVOH “têm neste momento toda a estrutura montada” e adianta que a formação de bombeiros do distrito em Oliveira do Hospital – já era para se ter iniciado – deve arrancar muito em breve.
Para o comandante dos BVOH, Emídio Camacho, esta decisão é muito importante, dado que permite que os bombeiros locais “não tenham que se deslocar a outras zonas do país para receberem formação”.
Ressalvando que está em causa a “progressão na carreira”, Camacho diz estar tudo a postos para esta nova etapa. “A escola está pronta a funcionar, já foi aprovada e temos gente qualificada para dar essa formação”, sublinhou ao CBS aquele comandante dos bombeiros.
Correio da Beira Serra

Sem comentários:

Enviar um comentário