terça-feira, 17 de novembro de 2009

Candidatura do Novo Quartel da Cruz Verde Aprovada e Pronta a Avançar

Para melhorar o socorro à população e proporcionar melhores condições aos seus homens, a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários da Cruz Verde vai ampliar e requalificar o seu quartel.
O financiamento foi confirmado há poucos dias e a obra vai avançar já em 2010. A candidatura do quartel da Cruz Verde ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) foi aprovada, anunciou o presidente da direcção daquela associação humanitária, Carlos Moreira.
Esta era uma aspiração antiga da Cruz Verde, que vai poder avançar com a obra que está estimada em 850 mil euros. Os fundos comunitários vão cobrir 70 por cento do investimento, sendo que o restante será suportado pela própria associação e pela Câmara Municipal de (...)
A obra tem um prazo de execução de um ano e meio após a consignação, pelo que Carlos Moreira espera “ter as obras concluídas antes do Inverno de 2011”. A remodelação e ampliação do quartel vão dotá-lo com novas camaratas, masculinas e femininas, refeitório com cozinha, lavandaria, salas de formação, gabinetes de apoio para graduados, comando e direcção, e ainda um novo parqueamento para viaturas. Assim, a prestação de socorro passará a ser feita pela parte de cima, na rua Sargento Belisário Augusto, onde agora se encontra a zona da (...)
No entanto, com a perda da parada, a Cruz Verde quer criar um centro de formação no terreno cedido pela autarquia, junto às escolas Morgado Mateus e Monsenhor Jerónimo do Amaral, para poder dar formação teórica e prática. “Inicialmente pensou-se em construir naquele terreno o novo quartel mas acabamos por constatar que a área não era suficiente e que existem alguns condicionantes a nível das acessibilidades”, referiu o responsável. A corporação também não queria “fazer deslocar toda a vida que gravita à volta deste quartel para outro local”. A renovação do parque de viaturas é (...)
A direcção da Cruz Verde planeia prestar apoio social aos seus bombeiros. “Temos muitos homens que deram grande parte da sua vida a esta casa e que, por circunstâncias da vida, vivem com algumas dificuldades”, salientou. Através de protocolos com instituições da sociedade, a Cruz Verde pretende apoiar os bombeiros que estão no activo e no quadro de honra. “Os voluntários têm esta dádiva para com a sociedade e, naturalmente, que a sociedade poderá retribuir de alguma forma”, afirmou Carlos Moreira.
Crianças podem ser bombeiros por um dia.
A Cruz Verde tem as suas portas abertas a todas as escolas que a queiram visitar. A corporação proporciona a todas as crianças a oportunidade de “ser bombeiro por um dia”. Logo à entrada todas as crianças vestem-se a rigor com uma “farda feita por medida” que a própria Cruz Verde disponibiliza e transformam-se em verdadeiros soldados da paz. A visita inclui uma pequena aula teórica, onde são dados a conhecer alguns princípios da actividade dos bombeiros.
As crianças têm a oportunidade de visitar o espaço museológico do quartel onde podem encontrar fotografias, fardas, capacetes, extintores e outro espólio, que mostram a história desta associação desde 1890 até 2009.
As crianças podem ainda conhecer as viaturas de combate a incêndios florestais e urbanos, assim como as instalações. Para marcar visitas, basta contactar a Cruz Verde através do telefone 259330510 ou no próprio quartel.
Notícias de Vila Real / Sandra Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário