quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Tudo a Postos para Exercício no Rabaçal

Um grupo de turistas que desaparece nos percursos pedestres do Rabaçal devido às condições atmosféricas na noite de 19 de Novembro e um acidente com autocarro de passageiros na estrada de acesso à casa do Rabaçal a meio da manhã do dia 20 são os cenários para o exercício “Desaparecidos 09/Zarco 092”.
O programa foi ontem apresentado no Comando Operacional da Madeira (COM) e tem o objectivo de exercitar o planeamento e a condução de uma operação de socorro com multi-vítimas por parte do Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC) e as Forças Armadas (FA).
Neste momento, está tudo a postos para a realização deste treino, já que no dia 17 de Novembro foram testados os meios de comunicação, na noite de ontem as entidades estiveram no exercício do Aeroporto Internacional da Madeira, na madrugada de hoje houve chamadas do SRPC para o COM para dar resposta a incidentes, testando já a sua prontidão na área da protecção civil, estando programada para hoje e amanhã a segunda fase do exercício, que são as ocorrências dos dois acidentes.
Durante a apresentação do exercício, o representante do SRPC, Luís Neri, revelou que estão presentes na Madeira nove observadores externos, que já participaram no treino do Aeroporto. Vão acompanhar o exercício “Desaparecidos 09” dois representantes da Autoridade Nacional da Protecção Civil, um do Instituto Nacional de Emergência Médica, dois do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores e ainda quatro pessoas das ilhas Canárias que estão na ilha para outros projectos e aproveitam para colaborar com as entidades regionais.
Segundo Luís Neri, a presença de observadores externos a este exercício é uma «mais-valia na análise da intervenção das diversas entidades envolvidas nestes treinos e podem contribuir para a melhoria do socorro e emergência da Região, aproveitando para mostrar as nossas valências».
Testar a capacidade de coordenação e controlo do Comando Regional de Operações de Socorro, activando o posto de comando operacional a funcionar na Unidade Móvel de Comando e Telecomunicações de Emergência no local é um dos objectivos do SRPC para este exercício. Da parte do COM, como adiantou o coronel Portela Ribeiro, um dos vários propósitos do treino é o de exercitar a capacidade de Comando e Controlo do COM, na coordenação dos apoios a prestar aos três ramos das Forças Armadas, em função das solicitações do SRPC.

Marília Dantas

Sem comentários:

Enviar um comentário