terça-feira, 17 de novembro de 2009

PS Acusa Macário de “OPA aos Bombeiros Municipais”

A nomeação directa do Comandante Operacional Municipal de Faro é vista pelos vereadores do PS como "uma OPA dos Bombeiros Voluntários aos Bombeiros Municipais".
Os vereadores do PS apresentaram hoje, na reunião do executivo da Câmara Municipal, uma proposta para que o Comandante Operacional Municipal seja eleito por concurso, todavia o presidente do Município, Macário Correia (PSD), optou por nomear directamente Aníbal Silveira para o cargo.
Os vereadores socialistas defendem, no entanto, que o responsável pelo Comando Operacional Municipal de Faro seja "recrutado por concurso" e apresentaram hoje uma proposta para a alteração ao Regulamento dos Serviços Municipais da Câmara de Faro.
"O objectivo desta proposta foi para que o futuro comandante seja uma pessoa que se enquadre na legislação de bombeiros e que seja uma mais valia para gestão dos corpos de bombeiros existentes em Faro", declarou o vereador socialista João Marques.
Segundo o vereador do PS, a proposta do PSD "mais parece uma OPA dos Bombeiros Voluntários aos Bombeiros Municipais".
O PS defende um "quartel único" e "uma central única", embora advogue a manutenção da "autonomia das duas corporações".
Em declarações à agência Lusa, Macário Correia referiu que a legislação permite que, "sem qualquer concurso, se possa nomear o Comandante Operacional Municipal até um ano" e, por isso, afirmou que, a 01 de Dezembro, vai ser empossado o novo comandante operacional do Município de Faro.
"Dia 01 de Dezembro - Dia da Restauração da Independência - da parte da manhã, será empossado o comandante Aníbal Silveira como Comandante Operacional Municipal e, a partir daí, o trabalho será feito em conjunto", acrescentou Macário Correia.
Em declarações à Lusa, no início deste mês, o presidente da Câmara de Faro considerou fundamental que exista uma articulação mais eficaz entre os bombeiros voluntários e municipais de Faro, o que supõe a criação de uma central conjunta de informações e despacho.
Macário Correia já se reuniu com a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e com o respectivo sindicato algarvio para debater questões relativas à organização dos bombeiros de Faro.
observatóriodoalgarve

Sem comentários:

Enviar um comentário