
Os vereadores do PS apresentaram hoje, na reunião do executivo da Câmara Municipal, uma proposta para que o Comandante Operacional Municipal seja eleito por concurso, todavia o presidente do Município, Macário Correia (PSD), optou por nomear directamente Aníbal Silveira para o cargo.
Os vereadores socialistas defendem, no entanto, que o responsável pelo Comando Operacional Municipal de Faro seja "recrutado por concurso" e apresentaram hoje uma proposta para a alteração ao Regulamento dos Serviços Municipais da Câmara de Faro.
"O objectivo desta proposta foi para que o futuro comandante seja uma pessoa que se enquadre na legislação de bombeiros e que seja uma mais valia para gestão dos corpos de bombeiros existentes em Faro", declarou o vereador socialista João Marques.
Segundo o vereador do PS, a proposta do PSD "mais parece uma OPA dos Bombeiros Voluntários aos Bombeiros Municipais".
O PS defende um "quartel único" e "uma central única", embora advogue a manutenção da "autonomia das duas corporações".
Em declarações à agência Lusa, Macário Correia referiu que a legislação permite que, "sem qualquer concurso, se possa nomear o Comandante Operacional Municipal até um ano" e, por isso, afirmou que, a 01 de Dezembro, vai ser empossado o novo comandante operacional do Município de Faro.
"Dia 01 de Dezembro - Dia da Restauração da Independência - da parte da manhã, será empossado o comandante Aníbal Silveira como Comandante Operacional Municipal e, a partir daí, o trabalho será feito em conjunto", acrescentou Macário Correia.
Em declarações à Lusa, no início deste mês, o presidente da Câmara de Faro considerou fundamental que exista uma articulação mais eficaz entre os bombeiros voluntários e municipais de Faro, o que supõe a criação de uma central conjunta de informações e despacho.
Macário Correia já se reuniu com a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e com o respectivo sindicato algarvio para debater questões relativas à organização dos bombeiros de Faro.
observatóriodoalgarve
Sem comentários:
Enviar um comentário