domingo, 15 de novembro de 2009

Vento Forte Causa Pânico

Os habitantes das aldeias de Santa Comba e Mogueirães, em Vouzela, não vão esquecer tão cedo a violenta tempestade que se fez sentir ontem de madrugada.
Um mini-tornado com ventos de 120 quilómetros/hora, acompanhado por chuva, levantou os telhados de dezenas de casas, arrancou árvores, destruiu uma capela, culturas e fios das redes de telefone e electricidade. Não se registaram feridos, mas uma família ficou sem casa.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou ontem 200 pedidos de ajuda em todo o País, para acudir a inundações e queda de árvores. Por causa do mau tempo, a ANPC decretou o alerta amarelo até terça-feira, em 16 distritos do Continente.
A Região Centro foi ontem a mais fustigada, sobretudo em Peniche, Coimbra, Figueira da Foz e Viseu. A situação mais preocupante viveu-se em Vouzela.
"Foram 30 segundos assustadores. O vento tinha muita força e levou tudo pela frente. Nunca tinha visto nada assim", referiu ao CM Fernando Presas, de Santa Comba, enquanto tentava arranjar o telhado da sua casa. Ele, dois irmãos e a mãe, de 81 anos, ficaram sem casa e foram alojados por familiares. Na aldeia vizinha de Mogueirães, o cenário foi semelhante. "Foi tudo muito rápido. O vento rebentou com os telhados e as pessoas saíram para a rua em pânico", disse Fernando Tomé.
PORMENORES
PENICHE

Os Bombeiros de Peniche foram chamados a acudir a cinco famílias que viram o telhado de sua casa ser danificado.
FIGUEIRA DA FOZ
Na Figueira da Foz, os bombeiros não tiveram mãos a medir para acudir aos muitos pedidos de socorro por causa de inundações.
COIMBRA
Além das inundações, em Coimbra os bombeiros tiveram que desmontar um andaime que caiu na Rua Brasil.
VENTO E CHUVA FORTE
As previsões do Instituto de Meteorologia apontam para que o vento e a chuva se mantenham até terça-feira, no Norte e Centro.
CM

Sem comentários:

Enviar um comentário