sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Vaca Salva Pelos Bombeiros

Uma vaca de 450 quilos caiu a um antigo poço e aí permaneceu durante um dia, até ser salva pelos bombeiros, que precisaram de mais de seis horas para a retirar. Saiu ilesa, deixando satisfeitos proprietário e "Voluntários".
Baptizada de "Gorda" pelo seu dono, José Santos, um rendeiro de Faldejães, Arcozelo, Ponte de Lima, a vaca terá caído no poço, com perto de oito metros de profundidade, na passada terça-feira.
Mas só no dia seguinte é que José Santos deu por falta dela. "Até pensei que a tivessem roubado", assinala, observando que foi, depois de muita procura, encontrar o animal no fundo da antiga estrutura, que há muito não é utilizada.
"Mal cheguei aqui e vi as tábuas (que encerravam a entrada do poço) partidas, veio-me à ideia que ela pudesse estar lá no fundo. Mas quando espreitei e vi o animal de pé, com a cabeça para cima, como que a pedir que o tirassem dali para fora, nem quis acreditar", recorda, dando conta que pastoreia o local há perto de três décadas sem que tal "nunca sucedesse".
Observando que o lodo existente no fundo do poço, que se encontra praticamente seco, "salvou-lhe a vida", o criador assinala que as horas que se seguiram "foram de muita paciência, mas também de muita eficácia, de modo a não magoar o animal, o que foi conseguido com sucesso".
Para o comandante dos "Voluntários" limianos, Carlos Lima, o salvamento apresentou-se como "um jogo de paciência com um feliz resultado, uma vez que a vaca foi retirada sem qualquer lesão, e um serviço só é bom quando assim acaba". O alerta chegou à corporação pouco depois das 14 horas de anteontem, tendo sido, de imediato, mobilizados três homens para Faldejães. Pouco depois, seguiam outros cinco, necessitando os bombeiros de mais de seis horas para trazer o animal, são e salvo, à superfície.
"Devido ao seu peso, tivemos de utilizar, para içá-la, os guinchos de duas viaturas e todo o material de que dispomos no tocante ao salvamento de animais, e olhe que mesmo assim não foi fácil", confidencia Carlos Lima, indicando que "só após várias tentativas" é que conseguiram retirar a vaca do poço. Considerando tratar-se de "ocorrência rara", revelou que, no ano passado, foram chamados para retirar um cavalo que caíra num poço em Bárrio, no concelho, animal este que viria, contudo, a ser encontrado sem vida.
JN

Sem comentários:

Enviar um comentário