sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Leva Quatro Tiros e É Largado na Rua

"Levanta-te, levanta-te rápido." Foram estes gritos que alertaram ontem de madrugada os Bombeiros Voluntários da Pontinha para um homem, 29 anos, estendido no chão à porta do quartel com quatro tiros no abdómen, às 00h50. Ao lado da vítima estava um amigo, sensivelmente com a mesma idade, que o tentava erguer à força. Tinham sido ali largados por um carro com outros elementos, para que Hugo Santos pudesse ser assistido – depois de uma violenta troca de agressões com outro grupo cuja identidade as autoridades procuram esclarecer.
Ao que o CM apurou, Hugo Santos e outros três homens terão participado num ajuste de contas dentro de um bairro degradado dos arredores de Lisboa. Em circunstâncias não apuradas, o grupo, que estaria armado, terá sido surpreendido por um outro homem que lhes apontou uma pistola – e, acto continuo, disparou quatro vezes. Hugo Santos foi atingido na zona do abdómen, o que precipitou a fuga de todo o grupo com a vítima.
O gang de Hugo pôs-se então em fuga a alta velocidade num Renault Clio de cor cinzenta e só abrandou na rua Francisco de Sá Carneiro, na Pontinha, concelho de Odivelas, onde fica o quartel dos bombeiros voluntários.
Os elementos da corporação que àquela hora estavam de serviço não se aperceberam de nada até terem começado a ouvir os gritos do amigo que acompanhava Hugo Santos. "Queria que ele se levantasse, mas o homem não estava capaz disso devido aos vários ferimentos. Ele estava consciente, mas muito agitado", adiantou ontem ao CM o comandante António Rodrigues.
O homem baleado quatro vezes foi rapidamente transportado pelos voluntários ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para receber tratamento. O outro foi entregue à PSP, que o levou para a esquadra para proceder à sua identificação e de seguida entregou-o à secção de Homicídios da Polícia Judiciária. Todos os envolvidos estão identificados, mas ninguém foi detido.
PJ NO TERRENO À PROCURA DO ATIRADOR
A Secção de Homicídios da Polícia Judiciária de Lisboa foi chamada pela PSP cerca das 02h00 de ontem. Uma equipa de inspectores de prevenção deslocou-se de imediato ao local onde Hugo Santos foi deixado pelos amigos e, pouco depois, interrogou o homem que o acompanhava, entretanto levado para a esquadra da Pontinha.
Não foi possível apurar o resultado do interrogatório, mas o CM sabe que, durante a tarde de ontem, a Polícia Judiciária estava no terreno e já teria identificado o autor dos disparos e os amigos que deixaram Hugo Santos à porta dos bombeiros. À hora de fecho desta edição, ninguém tinha sido detido pelo envolvimento na situação. As autoridades investigam o caso como tentativa de homicídio, mas, segundo fonte da PSP, uma eventual legítima defesa não é descartada.
VÍTIMA RESISTE NOS CUIDADOS INTENSIVOS
Apesar da enorme perda de sangue, Hugo Santos ainda estava consciente quando foi transportado pelos Bombeiros Voluntários da Pontinha para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica, durante a madrugada, para retirar os quatro projécteis que ficaram alojados no abdómen.
Ao final da tarde de ontem continuava internado na Unidade de Cuidados Intensivos, em estado de inconsciência, onde vai ficar sob observação, adiantou ao CM uma fonte hospitalar. Apesar de estável, o prognóstico da vítima ainda é considerado reservado.
PORMENORES
TIROS NO ABDÓMEM

De acordo com fonte dos bombeiros, Hugo Santos "foi atingido duas vezes perto do umbigo e outras duas à mesma altura, mas do lado esquerdo".
AMIGO ESCAPA ILESO
O homem que ficou junto de Hugo Santos não apresentava qualquer ferimento. Foi levado para a esquadra da PSP e entregue à PJ.
SEM TESTEMUNHAS
À hora do abandono, pelas 00h50, não circulava ninguém perto do quartel dos Bombeiros Voluntários da Pontinha.
CM

Sem comentários:

Enviar um comentário