terça-feira, 6 de julho de 2010

Incêndio em antiga serração de Alcácer do Sal em rescaldo

Fogo consumia pilhas de estilha e serradura desde o final da tarde de segunda-feira numa antiga serração em Horta da Azeda. Hoje, estão 10 distritos em aviso máximo de incêndio.
Entrou em fase de rescaldo o incêndio que deflagrou ontem na antiga serração da Horta da Azeda, no concelho Alcácer do Sal. Deverá manter-se assim até ao final do dia, devido às condições climatéricas, indicam os bombeiros.

No combate às chamas estiveram envolvidos 43 bombeiros e 14 viaturas. No local, vão permanecer, a partir de agora, 58 elementos dos Bombeiros Voluntários de Alcácer do Sal, Torrão, Águas de Moura, Grândola, Pinhal Novo, Santo André e Sul e Sueste, do Barreiro.

O incêndio deflagrou às 18h44 de segunda-feira, tendo sido accionada para o local a Força Especial de Bombeiros, um helicóptero e sete corporações de bombeiros, dado que o incêndio ameaçava propagar-se a zonas florestais.

Mais a Norte, houve reforço de meios no combate ao incêndio que eclodiu depois das 3h00 em Alderiz, concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo.

No combate ao fogo estão envolvidos 29 bombeiros, apoiados por oito viaturas.

Aviso de risco máximo em concelhos de dez distritos de Portugal

O Instituto de Meteorologia colocou hoje em aviso de risco máximo de incêndio vários concelhos em dez distritos de Norte a Sul de Portugal Continental.

Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre e Faro são os distritos sob aquele nível de aviso.

Os concelhos na fronteira entre os distritos de Castelo Branco, Santarém e Portalegre, os mais a norte no distrito de Vila Real e os concelhos interiores de Castelo Branco, Guarda e Bragança são os que apresentam o nível de risco mais elevado.

O mesmo acontece com os concelhos centrais dos distritos de Braga e do Porto e com os concelhos de Monchique e de S. Brás de Alportel, no distrito de Faro.

O risco de incêndio determinado pelo Instituto de Meteorologia engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo".

Devido às temperaturas elevadas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) accionou, no domingo, o alerta amarelo de incêndio florestal em todos os distritos do Continente, que se mantém pelo menos até às 20h00 desta terça-feira.

A Protecção Civil apela à tomada de medidas de precaução e lembra que nas áreas florestais é proibido fumar ou fazer lume, acender queimadas ou fogueiras, queimar matos ou sobrantes de exploração, lançar balões com mecha acesa ou outro tipo de foguetes e usar equipamentos que não tenham dispositivos de retenção de faúlhas.

Na segunda-feira, de acordo com a ANPC, registaram-se 166 incêndios florestais, que foram combatidos por 2226 bombeiros, apoiados por 558 veículos.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais iniciou a "Fase Charlie", considerada a de maior risco de incêndios, a 1 de Julho e deverá terminá-la a 31 de Setembro.
RRenascença

Sem comentários:

Enviar um comentário