quarta-feira, 28 de julho de 2010

Bombeiros exaustos e de estômago vazio

Um pouco por todo o lado, a logística do abastecimento não tem funcionado. Em Alcácer do Sal, ao final da tarde, aconselharam mesmo o 2º comandante dos Bombeiros de Montemor-o-Novo a levar croquetes para os homens que estavam no terreno. "É revoltante o que se está a passar. Em três abastecimentos, às 04h00, 10h00 e 16h00, recebemos três sandes e águas e sumos quentes", começou por se queixar Luís Paixão. "Dois dos meus homens sentiram-se mesmo mal e tiveram de ser assistidos por socorristas de uma ambulância, pois os níveis de açúcar no sangue eram muito baixos."
A incredulidade do responsável atingiu o pique ao final da tarde. "No ‘briefing’ disseram-me mesmo para levar alguns croquetes para os meus homens. Mas como não tinha recipiente, deviam querer que eu os levasse nos bolsos", ironizou.Também os bombeiros da Póvoa de Santa Iria se queixaram das condições. Chegaram ao terreno durante a noite de anteontem, mas só ontem, às 13h00, tiveram direito a alguma comida. Valeu a todos eles a ajuda de alguns populares.
No Norte, a zona mais fustigada pelos incêndios, os bombeiros estão exaustos. Em Penafiel, valeu--lhes as sandes oferecidas por moradores, ontem ao almoço. "Os bombeiros passaram a noite toda a proteger as nossas casas das chamas. O mínimo que podíamos fazer era oferecer-lhes um lanche e água fresca", explicou Jacinta Lopes sobre o gesto de solidariedade para com mais de 20 dos 120 voluntários que combatiam as setes frentes activas naquela zona. "Mantiveram-se sempre perto e, quando as chamas começaram a rodear a minha casa, os homens foram rápidos e acabaram por salvar tudo o que tinha. Improvisámos um lanche na minha garagem", contou a moradora que viveu momentos de grande aflição.
Ontem à noite, em Albergaria--a-Nova, um incêndio que lançou o pânico em várias freguesias ainda estava por controlar e os bombeiros resgataram três pessoas encurraladas pelas chamas. O fogo começou em Oliveira de Azeméis, anteontem de manhã e propagou--se para Sul, onde ameaçava uma zona industrial. "Ficamos cercados pelo fumo. Parecia noite", disse ao CM David Nunes, morador em Albergaria-a-Nova, onde o fogo invadia estradas e caminhos.
GNR NEGA FALTA DO GIPS
Há quem se queixe da falta de meios e o blog ‘Bombeiros para Sempre’ diz que elementos do GIPS (Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro), da GNR, recusam-se a combater fogos, por causa da falta de pagamento de um subsídio. A GNR, através do seu porta-voz, o tenente-coronel Costa Lima, foi clara: "A GNR repudia a calúnia e mentira numa altura em que os militares do GIPS estão empenhados a 100%, fazendo turnos continuados e muitas vezes sem descanso".
"ESTOU COM MEDO, NUNCA VI NADA ASSIM"
Em Parada, Santa Maria da Feira, o fogo ameaçou um estaleiro de madeiras que inspirava maior preocupação aos bombeiros.
Também os populares lutaram contra as chamas. "O fogo começou às 04h30 e depois apagou-se. Reacendeu às 15h00 e ardeu o terreno com eucaliptos, que é da nossa família. Estou com medo que chegue a minha casa. Nunca vi nada assim", disse ontem ao CM Adelaide Oliveira, filha do proprietário da indústria ameaçada.
in bombeirosparasempre

1 comentário:

  1. É a mais pura das verdades a logística do abastecimento não tem funcionado....... e quando vêm .....

    ResponderEliminar