segunda-feira, 3 de maio de 2010

Liga dos Bombeiros Portugueses: As distinções que não se entendem

Em 17 de Janeiro de 2010, o Diário de Notícias publicava:
A Liga dos Bombeiros Esquece Pastor Que Salvou Militares “Oito bombeiros foram medalhados por resgate na serra do Alvão. O sucesso da acção deveu-se ao conhecimento de um pastor”. A esta notícia, um dirigente da Liga respondia que atribuição destas medalhas “foi-nos proposta pela própria A.H. da Cruz Branca. Somos uma associação de bombeiros e não de cidadãos. Por isso a actuação do pastor extravasa o nosso âmbito"...

A 30 de Abril de 2010, o jornal Diário de Coimbra publicou:
A Liga dos Bombeiros distingue Câmara de Vila Nova de Poiares… Duarte Caldeira refere que, ”estas duas câmaras destacaram-se pelo apoio continuado no tempo ao longo de muitos anos”, justificando a atribuição “ae aequo” da menção honrosa aos dois municípios.
E mais…
A Liga vai ainda distinguir o presidente da direcção dos Bombeiros da Aguda, o comandante dos Voluntários Madeirenses, o Sistema Integrado Multimunicipal de Águas Residuais da Península de Setúbal (personalidade empresarial ou empresa) e Mariana Silva Cruz (personalidade da sociedade portuguesa).

Coisa que o bombeirospontopt não entende, qual o âmbito que extravasou para o Pastor e não extravasa para a distinção de quatro personalidades extra-bombeiros (”estas duas câmaras”, uma “personalidade empresarial” e outra “personalidade da sociedade Portuguesa”). Muitos deverão perguntar-se assim como eu me questiono, será que o Pastor não é também uma personalidade da sociedade portuguesa e neste caso um herói?!

Assim vejo, a Liga dos Bombeiros Portugueses discriminar quem outrora ajudou a salvar duas vidas e penso que estas distinções que promoveu e outras que irá desenvolver, as faz por uma questão de protagonismo e talvez porquê, porque em Janeiro era apenas um Pastor.

Lanço aqui o desafio ou melhor dizendo a proposta à Liga dos Bombeiros, que embora o Pastor referisse que não queria medalhas, deve assim mesmo ser distinguido e já agora, este(s) jovem(s) corajoso(s) e bombeiros do vídeo que se segue que foi notícia...

Espinho: Mulher de 72 anos salva de morrer afogada.


O teor desta notícia seguirá via e-mail no minuto imediato para a Liga dos Bombeiros Portugueses .

Vídeo proposto à sua publicação por um Leitor/Comentador anónimo

7 comentários:

  1. O vídeo é impressionante, é pena que as nossas televisões não mostrem esses actos heroísmo, sabes se a senhora se salvou, pelo que deu para entender estava em PCR

    ResponderEliminar
  2. Sim a senhora entrou em paragem mas com o auxílio dos bombeiros ela foi reanimada e transportada para o hospital. O rapaz merece sim um voto de louvor por parte de qualquer entidade, ele fez-se ao mar como um verdadeiro herói!

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o que foi aqui escrito. Se há distinções para os civis o pastor nao passa de um civil. Estou do mesmo partido que o escritor, talvez pelo faccto de ser um mero pastor não o vejam com tanta importância como é uma Câmara ou senhores importantes.
    Foi muito humano da sua parte divulgar coisas que por vezes nos passam ao lado e andam esquecidas nas periferias e até memos no seio dos bombeiros.
    Chamo a isto "podridão política a podridão dos protagonistas".
    Quanto ao rapazote que salvou a mulher devia ser distinguido pela Liga ou Câmara, só lhes ficava bem demonstrarem que vale a pena ter civismo e heroísmo.
    Um forte abraço para o rapazote que se fez ao mar revoltouso e trouxe a senhora para terra.

    ResponderEliminar
  4. Perfeitamente de acordo com o texto!!!!!!!!!! Muito bem visto!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. A Liga defende tudo menos os interesses dos bombeiros... quem tem dúvidas... então tirem-nas com as suas atitudes!
    Nós bombeiros voluntários havemos de ser asfixiados por as entidades recém criadas e onde vemos os membros da Liga e Federações a lutar pela classe?!
    Pois, como muitos de vocês eu também não a vejo!
    *Algueirão

    ResponderEliminar
  6. Também é verdade, não devia ser a LBP a elogiar essas pessoas, devia ser a câmara, governo civil ou ao próprio governo a louvar esses actos de heroísmo, como acontece nos países civilizados onde as comunidades locais, centrais e nacionais reconhecem esses actos heróicos praticados por cidadãos em prol das suas comum idades.

    ResponderEliminar
  7. Sem duvida que este foi um acto heróico digno de distinção!!!
    Parabéns ao HOMEM que fez o salvamento e as rápidas melhras da vitima que teve a sorte de uma vida!!!

    ResponderEliminar