segunda-feira, 3 de maio de 2010

Acidente na A24 provoca um morto e três feridos

O despiste de uma viatura, hoje, domingo, de manhã, na Auto-estrada nº 24 (A24), no sentido Lamego-Vila Real provocou um morto, um ferido grave e dois ligeiros. Todos residentes no Peso da Régua. As causas ainda são desconhecidas.

O acidente ocorreu cerca das 7.00 horas da manhã, num viaduto que fica imediatamente a seguir à Ponte Miguel Torga sobre o rio Douro. O Ford Fiesta embateu violentamente contra os rails de protecção e capotou. Os dois ocupantes traseiros foram projectados para o exterior, caindo de uma altura de aproximadamente 45 metros para uma vinha.

Um dos ocupantes cuspidos, de 38 anos, foi encontrado pelos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua “ainda com sinais vitais”, segundo o comandante António Fonseca. “A equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) procedeu a manobras de reanimação mas já não conseguiu salvar-lhe a vida”, disse ao JN.

O ferido grave, de 26 anos, caiu em cima de um silvado, o que lhe amorteceu o embate no chão e, presumivelmente, lhe salvou a vida. Mesmo assim “sofreu um traumatismo craniano e fractura da cintura pélvica”, precisou António Fonseca. Depois de estabilizado no local pela equipa da VMER foi evacuado de helicóptero para uma unidade hospitalar do Porto.

Os dois ocupantes da frente tiveram ferimentos ligeiros, mas foram transportados para a unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. Um deles teve alta ao final da manhã, enquanto o outro teve de permanecer durante mais algumas horas para ser sujeito a diversos exames por suspeita de ter algumas costelas fracturadas.

Refira-se que os ocupantes traseiros foram projectados para o exterior da viatura por não trazerem o cinto de segurança colocado. O condutor e o pendura traziam o cinto e por isso tiveram melhor sorte. O comandante dos Bombeiros Voluntários da Régua supõe que “se os passageiros dos bancos de trás trouxessem o cinto é provável que o desfecho deste acidente não fosse tão trágico”.

O despiste e as manobras de resgate das vítimas obrigaram ao corte da A24 durante grande parte da manhã, entre os nós de Valdigem (Lamego) e Peso da Régua, no sentido Lamego-Vila Real. O desvio do trânsito foi feito pela cidade da Régua.

JN

Sem comentários:

Enviar um comentário